quarta-feira, 1 de junho de 2011

LAGUNA - UMA CERIMÔNIA PITORESCA NA FESTA DE SANTO ANTÔNIO

 postagem texto e fotos por Márcio Rodrigues
Fotos 1 e 2  -  "A DESCIDA DE SANTOANTÔNIO"  do
altar mór









Na festa de Santo Antônio dos Anjos, celebrada há mais de três séculos em Laguna, no sul do Brasil, uma cerimônia singela, mas, com um forte componente místico e emocional, é a descida da imagem do padroeiro de seu nicho no altar mór da matriz, para assumir o lugar no andor em que ficará durante os treze dias que duram as celebrações. Durante a dificílima e delicada manobra de deslocar uma pesadíssima imagem barroca em madeira maciça e em tamanho natural, algumas peças como o resplendor de prata e o menino Jesus que ele traz ao colo, são separadas do conjunto.

É o momento em que o Menino recebe um delicado banho e sua roupa nova para a festa.
 Acompanhe nessas fotos feitas em 2005, algumas cenas muito interessantes e pitorescas.

Este é um momento raro de se ver o Menino Jesus "peladinho " e pronto para receber a roupa nova confecionada por Mércia Bárbara Rodrigues Barzan.
 
O Menino vestido com a "roupa nova", em delicada  Renda de Crivo em linho branco.

De volta ao colo do amigo.

Ainda com a "roupa velha", numa pausa para brincar com outro menino.


De roupa nova com Mércia Rodrigues Barzan, e pronto para a festa.

VENHA PARA LAGUNA
A FESTA COMEÇOU


7 comentários:

Anônimo disse...

Santo Antônio de Pádua glorioso
Sorridente no trono do altar....
Ontem quando vi fora do altar mór ...adentrei à igreja e fiz minha refer~encia ao Santíssimo e em seguida ao nosso querido padroeiro.
Os novos festeiros estão nos supreendendo nessa nova festa.
Ontem estava na missa quando de repende Santo Antonio se junta ao público, não me contive ..chorei..
Essa festa me emociona cada ano mais pois meu pai era irmão de Santo Antonio e começava a se arrumar com direito a janta e tudo mais às 16 horas...era àquele capricho.
Parabéns ao festeiro...muito criativos.
E a você Caro Amigo o meu carinho sempre.
Abração

Maria de Lourdes Castro

RITA MEDEIROS disse...

Adorei a reportagem!
Que legal! Nem sabia que existia este ritual!
São coisas da nossa Laguna, coisas boas, que deveriam ser mais divulgadas!
Parabéns!

Anônimo disse...

Márcio
Lendo o teu blog lembrei-me de um fato que meu pai contava:
Quando o Vô Eduardo foi Provedor da Irmandade de Santo Antonio e
realizava esta operação de translado do altar Mór para o andor, estavam presentes várias pessoas ligadas à Irmandade; seis homens tentaram por várias horas e não conseguiram remove-lo. Meu Avô depois de pensar muito, foi até o Sindicato dos Trabalhadores de Cargas e trazendo apenas dois deles colocaram com grande facilidade o Padroeiro no seu devido lugar. Acho que o Toninho não gostou da primeira turma.
Parabéns amigo
Afonso

Anônimo disse...

Tio Marcio obrigada pela homenagem feita para minha mae, ela sempre se sentiu honrada e emocionada por ter vestido este menino.
Muitos Beijos
Karla

Anônimo disse...

Marcio,

Acessando teu blog revivi momentos de pura fe no Menino, tao carinhosamente conduzido por nosso Padroeiro.
A emocao me trouxe a consciencia de que muito tenho a agradecer pelas gracas a mim concedidas atraves de Santo Antonio.
Grata pelo carinho.
Mercia Rodrigues Barzan

Anônimo disse...

Márcio e Mércia,
Santo Antonio, em todo tempo nosso amigo, intervém por nós todos os dias, e nos dá exemplo: trilhar novos caminhos em todo o tempo com os mesmos valores.
Há na roupa nova, alva, a gratidão e a constatação que a pura fé no Menino recomeça a cada dia.
Lindas fotos. Acho que minha mãe está ainda mais bonita atualmente!
Carlos

Anônimo disse...

Gostaria de saber quais as medidas do menino Jeus Para Mandar fazer um vestidinho para ele.