LAGUNA.

NÃO VERÁS LUGAR COMO ESTE.
AMA DE VERDADE
A TERRA EM QUE NASCESTE

sexta-feira, 24 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI

Altar residencial com Exposição do Santíssimo durante a procissão em Laguna- SC

Detalhe de tapete - Laguna SC

CORPUS CHRISTI



Corpus Christi (o Corpo de Cristo) é a festa católica da Eucaristia, palavra que significa simplesmente, comunhão.
É Celebrada desde o início do séc. XIII na cidade de Colônia, Alemanha e dali se irradiou para toda a Europa, o mundo, enfim. No Brasil a tradição chegou com a colonização portuguesa.

A data é móvel, mas sempre em uma quinta -feira e obedece uma sequência cronológica. Páscoa, Ascensão de Jesus, Domingo de Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi.
Em muitos lugares é a conhecida festa dos tapetes artesanais enfeitando as ruas por onde deve passar a procissão, a mais solene e nobre da Igreja Católica.

Para o povo Católico, a Eucaristia é o maior bem de toda a Igreja e de toda a Humanidade. Basta dizer que, sem  ela, não teria sentido a existência do catolicismo. Ela é o centro, o ponto de partida e de chegada de toda a fé e das celebrações litúrgicas, que estão nela alicerçados. Sem Eucaristia, nada resta.
 Mas, enfim, o que é?
É a "Transubstanciação" da matéria pão e vinho, no corpo e sangue de Cristo e se realiza a cada celebração da Santa Missa.
Transubstanciação vai além de transformação, o que ocorreria somente na forma, mais além de uma reação química, que se realizaria em nível molecular ou mesmo a transmutação, onde o fenômeno seria no âmbito do núcleo atômico da matéria.
Transubstanciação das espécies de pão e vinho  no corpo e sangue de Cristo, O faz presente naquele momento em cada partícula ou hóstia, no vinho ou em qualquer fração deles. Ocorre durante a  "Consagração", o motivo da missa.
A Eucaristia é a celebração da Última Ceia, quando Jesus apresentou o pão e o cálice com vinho e afirmou "Isto é o meu Corpo" e "Isto é o meu sangue", e depois convidou, "comei", "bebei", "todos" e pediu,
"fazei isto em memória de mim".
Por isso a Eucaristia é um memorial, muito além de uma simples lembrança ou homenagem, mas  um ato sempre atual e se realiza independente de questões de tempo.
É a própria Santa Ceia sempre no tempo presente, a cada celebração.
Eucaristia é partilha do alimento, do pão e do vinho consagrados e nos convida  à partilha do amor e dos bens materiais.

A festa de Corpus Christi é comemorada  ininterruptamente em Laguna (SC) pelo menos, desde 1753, quando foi fundada a Confraria do Santíssimo Sacramento e de Santo Antônio, cujas atividades se mantêm diuturnamente desde aquela época.

Nota do autor : O espírito deste blog é respeitar todas as religiões.
Afinal, somos todos como rodas de um mesmo eixo, onde cada uma tem sua trilha, mas no mesmo caminho e para o mesmo destino.

Márcio José Rodrigues - texto e postagem