|
Cipó-de-São João - Valinhos, SP - foto Clarisse Villac |
Haicais de Inverno 2011
por Clarisse Villac
manhãzinha branca
densa neblina na serra -
as matas respiram...
barranco enfeitado
festa para beija-flores -
cipó-de-são-joão !
cores na cidade
em meio à poluição -
Viva! azaleias!
papeis coloridos
risos, barbante, tesouras
Pronto! bandeirinhas!
Escritora e poeta
5 comentários:
Majestosas essas flores.
Gosto muito de flores... se tivesse espaço em minha casa, teria um jardim.Gosto de conversar , admirar e ver seu desenvolvimento.
Abração
Maria de Lourdes Castro
Tão simples e tão bela!
Quem me dera escrever assim!
O cipó-de-são-joão é uma planta que cresce espontaneamente por aqui no estado de São Paulo... gosta de se enroscar nas cercas, e muitas vezes só percebemos que é ela quando chega meados de maio e começa a florescer, e agora em junho ela fica assim exuberante...
Os beija-flores adoram !
Feliz solstício de inverno !
P.S. - É muito bom estar aqui neste espaço, Gracias !
:~)
Clarice Villac
Olá Clarice Villac:
Que lindos e românticos os teus haicais! Perfeitos em seus intercalados versos de seis sílabas entre outros de cinco, seguindo sempre a cadência da fala de sua lingua original, numa justaposição póética que nostalgicamente nos devolve ou nos remete a outros tempos.
Muito linda e apropriada a inclusão da flor de cipó-de-são-joão que lembra o exotismo japonês. Aproveito para lembrar que aqui no sul há uma flor semelhante porém em vermelho-vivo que se chama cipó-de-são-joão e serve para formar cercas vivas. As folhas, de um verde mais forte e escuro são diferentes dessas e também é chamada flor-de-abel. Parabéns pela peoesia e pela linda gravura postadas!
Com carinho João Jerônimo de Medeiros, amigo do blogueiro.
Caro blogueiro: hoje voltei ao computador para uma olhada geral na correspondência e nos blogues.De fato concordo com os demais comentários, estes haicais e a imagem das flores atestam o talento da poeta Clarice Villac.A poesia da Clarice tem aquele ar novo que a gente respira e percebe que oxigena melhor.Abraços e parabéns a voces dois que são poetas dos bão. Fatima Barreto Michels.
Postar um comentário