terça-feira, 17 de maio de 2011

ENTRE A LEI E O CALOTE


PROFESSORA MARIA DA GRAÇA DUARTE RODRIGUES - FORMATURA
por Márcio José Rodrigues





































Sou filho de DONA QUENA,  uma professorinha  que lecionava em uma escola reunida no interior.
Viúva ainda jovem, eu ela e minha irmã, éramos felizes e aprendemos desde cedo o que era economia forçada para sobreviver com o salário de uma professora.  Pequena horta, algumas galinhas, ovos, uma cabra que dava leite, pequenos peixes do riacho que corria pelos fundos  da humilde casa de madeira. O que nos ajudava a  manutenção, era a honestidade que sempre manteve o crédito na venda para alguns gêneros de primeira necessidade.
 Minha mãe também era uma enfermeira prática, a única da região e nas horas livres, corria a pé os caminhos de carros de boi do Gravatal, para aplicar injeções ou fazer curativos em feridos, ministrar remédios. O pagamento vinha com um bem-vindo "Deus lhe pague" ou  pencas de banana, açúcar mascavo, farinha de mandioca, pão caseiro, frutas de época. Aprendi a gostar de farinha de mandioca, pirão com peixe frito, sopa de açorda com um ovo.
A escola foi para nós, a nossa vida.
Estudamos, os três e formamo-nos, sempre com recursos minguados. Tornamo-nos todos professores.
Minha mãe galgou outros cargos chegou ao posto de "Inspetor Escolar", sempre por concurso público e daí para Coordenadora de Educação.
Fiz curso superior, pós-graduação em Metodologia do Ensino. Lecionava em três turnos por dia, com 400 alunos. Estudava como um louco e cheguei a ser hospitalizado por esgotamento.  Casei-me com uma linda professora (foto) e nossos salários juntos, não nos conseguiam   manter com uma vida digna da nossa cultura e saber.
Conheci ao longo de  mais de trinta anos de magistério, colegas com problemas maiores que os meus, magros, mal vestidos, doentes, com jeito de fome na hora do recreio, ansiando por uma sobra da merenda escolar.  Nunca conseguimos qualquer reconhecimento, não fossem as greves deflagradas.  
E sempre perdemos.  Os pais dos alunos, paradoxalmente, nunca nos apoiaram.  Para eles éramos babás de graça pagos pelo governo e aliviávamos a carga de cuidar dos filhos por quatro horas por dia. Para eles deveria haver aulas aos sábados e domingos e sem férias, de preferência.
Ao longo desses anos só vi a educação degradar-se, cair a níveis inaceitáveis para a moral e os bons costumes. A impunidade ensinada pelo exemplo dos políticos sustentados abaixo de golpes baixos, garante a bagunça sem restrições.

Os direitos humanos não conhecem os professores.  Eles enfrentam o corredor da sala de aula como um condenado enfrenta o corredor da morte de Sing-Sing, com medo dos alunos, crises de pânico, stress. Não são poucos os que se encontram licenciados para tratamentos psico-somáticos.  Com direito apenas  às esperas do SUS, pois não podem pagar um plano de saúde completo.

Todos ganham muito pouco, não podem assinar revistas nem comprar livros. A maioria ganha menos que uma empregada doméstica e não raro, trocam para essa profissão.
Computador, internet, que deveriam ser  ferramentas obrigatórias a um profissional da pedagogia, a um professor, só virão por milagre, depois da comida, do aluguel, da conta da Celesc, da Casan, do gás, do material escolar dos filhos, dos remédios, das passagens de ônibus.
A Educação, a escola pública, a infância e a juventude que deveriam ser a menina dos olho do governo,  passam a ser propriedade dos traficantes de drogas, que já tomaram seus espaços nos templos da educação.
O Piso  Salarial do Magistério, é lei sacramentada pelo Supremo Tribunal Federal.
Mas, o governo de estado de Santa Catarina, quer ministrar a aula magna do calote, pretendendo desmantelar  a verdade e a lei para assaltar os mais  miseráveis da folha de pagamento do  estado.
Quem sabe, senhores governantes, um dia, os senhores não precisem ser atendidos por um advogado ou médico formado na escola que vocês querem abandonar!

SENHORES PAIS.
SEUS FILHOS TÊM DIREITO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E GRATUITA.
APOIEM, UMA VEZ NA VIDA, OS PROFESSORES E LEVANTEM BANDEIRAS A FAVOR DOS ANJOS DA GUARDA DOS ALUNOS.
FIQUEM A FAVOR DA EDUCAÇÃO!

Márcio José Rodrigues é professor de Biologia aposentado após 32 anos de magistério.

7 comentários:

Anônimo disse...

A Gracinha da muito linda nessa foto.
Ser professor é conhecer os limites do outro...É também reconhecer que todos os dias são feitos pra aprender. Professor é viver intensamente o seu tempo com consciência.
Abração Doutor.

Maria de Lourdes Castro

Anônimo disse...

Estava faltando essa moça bonita aqui blog.



Maria de Lourdes Castro

Anônimo disse...

Minha mae tambem foi professora, assim foram meu avo e tias.A Laguna esta de parabens mandou cinco onibus para irem ate Fpolis pedir o cumprimento da lei. Durante os anos de magisterio fizemos greve contra todos os governos de todos os partidos. Nosso partido se chama escola de qualidade e salario digno.
Parabens pelo texto!Ma Fatima Barreto Michels

Anônimo disse...

Belas palavras as quais apoio totalmente, está mais que na hora de pais se unirem em favor dos tão sofridos professores. Pois com tanto desrespeito a essa categoria de profissionais da chamada educação, ou nos unimos ou acabamos com o futuro de nossos jovens. Pois eles dependem da família e da escola com qualidade em todos os sentidos. O homem não aprende sózinho, precisamos de professores capacitados para essa função. Para isso temos que dar todo o apoio para eles poderem exercer com dignidade, isso é o principal. Vamos pagar salários dignos para isso! Ana Maria

PRA disse...

Márcio, parabéns! A família é a base da educação, tudo que nós trazemos na bagagem é fruto de um bom relacionamento e uma estrutura sólida dentro de casa. Os professores dão a continuidade daquilo que nós iniciamos em nossos lares, por isto são tão importântes quanto alguem de nossa própria família. Os mestres, eles tem o seu valor! É inadmissível o descaso. Educação de qualidade para todos!
Muito boa campeão...

Anônimo disse...

Olá Marcio,

Bravo - belo texto- Nossa educação. Humilhada todos os dias a mercê de um governo "caduco", que nao enxerga seu valor.

Um abraço,

atanaziolameira

INAMAR disse...

Márcio , sou irmã do Pedro Brasil.
Adorei seu blog , conte conosco para divulgação.
Também sou professora ,hoje inativa ,sei bem do que vc fala.
Gostaria que desse uma olhadinha em:
www.inamar-wwwforcasutis.blogspot.com
como você aceito:orientações,críticas e comentários. Abraços ,Marina