LAGUNA.

NÃO VERÁS LUGAR COMO ESTE.
AMA DE VERDADE
A TERRA EM QUE NASCESTE

quarta-feira, 4 de maio de 2011

EM LAGUNA 3 ANIVERSÁRIOS SOMAM 355 ANOS

postagem, fotos e montagem Márcio José Rodrigues

Na data de hoje, 3 de maio de 2011, três comemorações tão importantes quanto significativas não só para cidade. mas para todo os estado, aconteceram em Laguna.

1. O COLÉGIO STELLA MARIS comemorou seu centenário, tempo iniciado com a chegada de um grupo de religiosas da "Sociedade da Divina Providência". Nesses 100 anos o "Stella Maris" tem prestado inestimáveis serviços à educação de jovens por várias gerações. Seu ensino é de alta qualidade técnica e a educação se baseia em princípios éticos cristãos, da verdade, da justiça e da liberdade. Na opinião da diretora Irmã Bernadete Rech, a existência atual desse tipo de educandário constitui-se num verdadeiro milagre.



2. A SOCIEDADE RECREATIVA 3 DE MAIO, festejou seus 104 anos, como um clube social em moldes tradicionais, agregando um grande número de sócios que ainda têm ali um ambiente familiar onde a diretoria pode exercer um controle equilibrado para garantir a segurança e um convívio sadio. Caminha, como diz seu Presidente Antônio Silveira Filho, na contramão da história, posto os clubes sociais estão em franca decadência, entrando na moda os salões que aceitam qualquer frequentador, desde que pague um ingresso. Além de congregar as famílias, o clube oferece bailes organizados, boas orquestras, ambiente seguro, lazer, esporte, cultura física e ginástica.

3. A SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO DOS ARTISTAS, banda de música mais antiga do Brasil em seu gênero, embora paradoxalmente composta essencialmente de jovens. Fundada em 1860, na minha opinião, tem uma origem mais antiga que estes 151, anos, posto que derivou da dissidência de músicos, de outras bandas e foi uma continuidade, principalmente da "União da Lira". Hoje, equilibrando-se perigosamente para continuar existindo, tem pouco ou nenhum apoio oficial, sobrevivendo de heroísmo e abnegação de seus artistas, maestro Gerson Barreto Júnior e o presidente Maurício Espíndola.


Hoje à noite, a tripla comemoração aconteceu com um recital eclético e aplaudidíssimo da "União" num dos salões do clube, seguido de um cocktail franqueado a todos os sócios e convidados, contando com um excelente público, simpatizantes da banda e membros da direção do "Stella Maris".