foto galeria Google |
Escola X Presídio
È interessante fazermos uma análise sobre estes temas: O que está acontecendo? De quem é a responsabilidade?
Verifiquei a “evolução” do ensino nacional e paralelo ao mesmo as leis penais aprovadas pelos Ilustres Deputados e Senadores, com a tutela dos seus governantes. Para melhores elucidações vamos rever o seguinte:
Antes de 1971 a 1ª série ginasial, estudava quatro línguas: inglês, frances, português, latim e ainda prefixos e sufixos gregos; atualmente o equivalente representada pela 5ª série do ensino fundamental, uma criança mal escreve seu nome e quando o faz, usa letras minúsculas.
Portanto, não estranhe se a cultura atual do povo é muito saudável aos Ilustres políticos. E ainda retiraram a “Educação Moral e Cívica” do currículo escolar que nada mais é que: Moral do latim “mores” que significa: conduta, costume, comportamento, modo de agir, ou seja: é a Lei Moral que nos ordena o que é correto e nos proíbe do que é errado. Civismo é o amor pela pátria é o cultivo de suas tradições.
Analisem agora porque saiu do currículo.
Para substituí-la foi criada o “Avanço Progressivo”. Lindas palavras! Simples: sem reprovação não seria necessário construir novas salas de aulas, o que seria uma grande economia aos cofres dos governos. Por isto, salve a Lei 5.692/71.
Quais foram seus reflexos?
A criminalidade avançou como uma peste devastadora. Pior é que o fato se repetiu e para não construir novos presídios, só existia uma maneira: criar leis mais flexíveis.
E assim os estupradores, latrocidas, ladrões e muitos outros passaram a ter regalias natalinas, dia das mães, redução de penas, penas alternativas etc. etc..
90% dos crimes cometidos hoje são praticados por presos em regalia. Hoje então, o ladrão só tem uma preocupação, roubar um pouco mais, para que com o fruto do roubo pague a fiança e não tenha prejuízo.
E agora quem vai assumir a culpa? Como isto é um círculo vicioso, o povo pagará pela ignorância, e será culpado por tudo.
Salve os nossos governantes e seus iluminados Legisladores.
Afonso Prates da Silva
Florianópolis-SC
o autor é professor, escritor e poeta de Laguna, SC (Brasil),
3 comentários:
Só tenho uma dúvida : houve inversão ou dizimação dos valores?
Quanto vale SER? Está na moda ?Dá "status"?Alguns acham que é ruim com ELE , digo: pior muito pior sem Ele !
Quanto mais ignorante um povo, mais fácil de ser dominado e alienado. Povo que tem cultura não precisa de armas para tomar o poder.
Quanto aos valores...cada vez mais complicado mantê-los com uma televisão de quinta categoria educando a maioria das crianças desse país.
Uma pena...
Quanto menos adquirir conhecimentos...cada vez mais ignorante sem ter como reinvidicar seus direitos melhor os governates.
Maria de Lourdes Castro
Postar um comentário