LAGUNA.

NÃO VERÁS LUGAR COMO ESTE.
AMA DE VERDADE
A TERRA EM QUE NASCESTE

sexta-feira, 1 de julho de 2011

MES DE JULHO

Detalhe da Estátua em bronze de Anita Garibaldi em Laguna

No calendário Juliano, o sétimo, assim batizado em homenagem ao imperador romano Júlio César, por ser o mês do seu nascimento.




Para os brothers de Tio Sam, o 4 de julho, data magna do "Independence Day"
Para os manos de Sampa, 9 , dia da Revolução Federalista, onde foi ferido por estilhaços de uma bomba lançada por uma avião, nosso poetastro Arquimedes de Castro Faria, fato que vai render uma outra história.
 Dia 14,  para os "frères" da França (e demais povos interessados em democracia), a " Queda da Bastilha", marco iconográfico da Revolução Francesa.


Em Laguna, episódios heroicos da Revolução Farroupilha e a proclamação da República Juliana, onde esta pequena e amada cidade já foi a capital de um novo país. Um exemplo que fica para nossa realidade atual  idêntica àquela de antanho, quando um império esquecia a gente do sul e sufocava o povo com impostos e desprezo, enquanto a corte desfrutava de todas as benesses do poder sem freios e impunidade.


Mês importante da história da heroína Anita Garibaldi, nossa Aninha, símbolo de coragem açoriana levada a extremos, unicamente por amor.

Dia 29, Fundação da póvoa de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, pelo vicentista Domingos de Brito Peixoto e sua Família, em 1696.

Tempos de frio, das mulheres elegantes desfilando pelas calçadas no cenário único da velha cidade.  Mês da "costela quente" e dos aconchegos, origem de todos os nascidos em abril.
Boto "trabalhando" juntos aos pescadores do canal da Barra.

Mês das visitas das queridas baleias francas, dos pinguins e lobos marinhos, das acrobacias dos golfinhos, dos pescadores e das saborosas tainhas, dos cozidos açorianos, caldos de peixe e café com pinhão serrano.
É, com muita propriedade o tempo da "Semana da Cultura", com exposições, artesanato, teatro, shows artísticos, conferências, programações exposições, concertos,  programações literárias.

Férias na Laguna. Vamos brincar.

Olá, como vai?

 



Ronaldo Amboni é fotógrafo lagunense com uma espetacular coletânea de fotografias realizadas em alta resolução, de tal forma, que aceitam ampliações, inclusive, para painéis. Agradeço a gentileza de ilustrar esta postagem e recomendo uma visita ao seu site: www.ronaldoamboni.com.br
Estou planejando uma edição mais detalhada sobre este artista.

Texto e postagem, Márcio José Rodrigues.