LAGUNA.

NÃO VERÁS LUGAR COMO ESTE.
AMA DE VERDADE
A TERRA EM QUE NASCESTE

quinta-feira, 21 de julho de 2011

HOSPITAL DE LAGUNA E GOVERNO DO ESTADO FIRMAM CONVÊNIO

Regina Ramos dos Santos(de vermelho) entre o Prefeito Célio Antônio e  o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Laguna, Cristiano Lopes de Oliveira - Foto Paulo Cereja
HOSPITAL DE LAGUNA FIRMA CONVÊNIO NO VALOR  DE CR$ 400.000,00  COM O GOVERNO DO ESTADO PARA A CONSTRUÇÃO DA UTI.
texto e postagem por Márcio José Rodrigues
Regina Ramos dos Santos - Foto Paulo Cereja
Com uma população em torno de 50.000 habitantes, dobrada para um puco mais de 100.000 na temporada de verão, um ambiente natural e paisagístico encantador, a cidade de Laguna conta com muitas deficiências que a impedem de se ser uma lugar para se desfrutar uma vida plena agradável e segura.

Uma delas, sem dúvida  é a inexistência de um sistema de saúde de qualidade dentro dos padrões modernos de evolução da medicina, embora a mão de obra qualificada para este mister, excelentes Médicos, Dentistas, Bioquímicos, Fisioterapeutas esteja à disposição na cidade.

O HOSPITAL , que é uma entidade filantrópica, é o grande ponto fraco no elo da cadeia da saúde, preso em problemas financeiros, baixos pagamentos por serviços prestados ao SUS e a inexistência de um CTI, capaz de assumir os casos de iminente risco de vida em seus atendimentos.

A grande UTI  de Laguna tem  sido as ambulâncias, algumas desprovidas de equipamentos  que delas façam UTIs  móveis e mesmo as que dispõe dos recursos, tornam-se meros transportes, frágeis e inseguros pelos caminhos esburacados e incertos da BR 101, uma verdadeira comparsa da morte.

Não são raros os casos de pacientes graves que transitam dessa forma e até em aventuras em carros da família, à procura dos hospitais de Tubarão, Araranguá, Criciúma e Florianópolis e esbarram  às vezes, no terrível "não há vagas" .  Pacientes agarrados apenas ao heroísmo da equipe, vagam pela estrada, de onde nem sempre voltam vivos, pela urgência e a preciosidade do tempo perdido.

Paradoxalmente, o Bom Jesus, que tem uma privilegiada estrutura arquitetônica, vem evoluindo e crescendo a duras penas, adquirindo equipamentos, como radiologia digitalizada, ultrasonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica, cardiologia, oftalmologia, melhoras no atendimento clínico e cirúrgico, obstetrícia, psiquiatria e outros campos.
Porém, na  hora de assumir os procedimentos de alto risco, os pacientes precisam ser transferidos e não raro, às pressas.
Felizmente, existe uma equipe de profissionais e voluntários presentes em todas os esforços do hospital, que patrocinam a sua evolução e lutam sem trégua pela defesa da própria cidade e  da segurança do povo.

Nesse 19 de julho, terça feira próxima passada, às 18,30 h, foi assinado este bem-vindo  convênio entre a  Secretaria de Estado da Saúde, representada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Laguna e o Bom Jesus dos Passos, o que abre um leque de esperanças para toda a região, posto que, com um projeto de 10 leitos de UTI, serão socorridas também as cidades vizinhas, com o desafogo dos outros grandes hospitais na área.
Num momento tão auspicioso, desejo pessoalmente cumprimentar a Presidente da Diretoria do Hospital , Enfermeira  REGINA RAMOS DOS SANTOS, símbolo de dedicação e competência  nessa  batalha , embora os envolvidos no processo sejam muitos e merecem o seu lugar de honra.
É uma aventura e o lançamento de uma semente, enfim uma grande e forte esperança..

Como  escreveu Robert Schüller,

"Qualquer um pode contar as sementes em uma maçã, mas só Deus pode contar o número de maçãs em uma semente."