domingo, 15 de abril de 2012

XRISTOS ANÉSTI




COMUNIDADE GREGA DE LAGUNA FESTEJA A PÁSCOA
                                 NESTE DOMINGO - 15 DE ABRIL DE 2012.

A explicação para esta data está na observância pela Igreja Grega Ortodoxa ao calendário Juliano promulgado pelo imperador romano Caio Júlio Cesar no a ano 46 antes de Cristo.
Para a Igreja Católica Romana observa-se o calendário Gregoriano, instruído no ano 1582 pelo Papa Gregório XIII.



Os gregos costumam dar grande valor à quaresma e à Pascoa.
A ressurreição de Cristo é comemorada numa explosão de regozijo e devoção.
Com a proclamação de XRISTOS ANÉSTI (Cristo Ressuscitou) explodem em grande alegria, numa liturgia rica em simbologia pascal dentro e fora do templo. Conta-se que quase explodem a igreja com tantos fogos de artifício.

Amandia e Izabela

Ente os símbolos de sua Páscoa estão os ovos tingidos de vermelho, que representam a vida e o sangue de Cristo e o saborosíssimo pão da páscoa, o “Tsoureki”. As comemorações não se reportam a presentes materiais, mas a festas e com muita carne e carneiro, vinho, alegria e dança.



KALO PASCA

FELIZ PÁSCOA










Epistatios e Soumela Anastasiadis - foto cedida por Jorge Anastasiadis
Jorge, Georgios, Mariza e Téo.

Maurício,Nia (com Lorena ao colo), Karen, Damianos, Bárbara e crianças.

9 comentários:

Parabéns disse...

Por coincidência, hoje, 15 de abril, nossa grande amiga dona Soumela festeja mais uma data natalícia em sua existência. Um grande abraço a toda a família.

J.Machado disse...

Então...Feliz Páscoa a eles!

Anônimo disse...

Kalimera!
Poeta Márcio o mistério da vida com seus desígnios nos encaminham para um desejo de compreensão. Não há dúvida de que estamos (ou deveríamos sempre estar) irmanados na felicidade e na dor. Com a postagem anterior vivenciamos o sofrimento pela moça que faleceu. Aqui nesta matéria temos a alegria da páscoa grega com a Soumela. Na semana santa avistei esta querida mulher caminhando pela praia e repeti de longe o que ela me ensinou: Καλημέρα ! (pronuncia-se kalimera) e significa - Bom dia! Depois fotografamos no bonito cenário ali da praia. Em casa procurei no You Tube (achei e curti muito) a cena final do filme "Zorba o grego". Foi muito legal porque eu fiz uma crônica. A Dona Soumela, a exemplo de outras pessoas, veio de um país distante e aqui se encantou ficando conosco na nossa Laguna. Vai um abraço pascoalino com a alegria da fraternidade a esta "nação grega lagunense" sob o reinado de Epistatios e Soumela. Fatima Barreto Michels.

Anônimo disse...

Esta familia mora no meu coração
Os amo
Lourdes

Anônimo disse...

Realmente, Este fim de semana fomos a missa de Páscoa em Florianópolis, e Também comemoramos o Aniversário de Minha Mãe, D. Sumela

Eugenia Andreadis disse...

XRISTOS ANÉSTI!!!!

Páscoa para os Gregos e o maior e mais esperado evento do ano, celebrado sem duvidas com muitas tradições.
Ontem foi feriado na Grecia, Sabado a meia noite depois da procissão, velas, ovos... no dia seguinte vem o tradicional carneiro assado inteiro e muita fartura...

Eugenia Andreadis disse...

D. Sumela, minha amada Tia, essa sim uma pessoa batalhadora que tem a Grecia no sange mas sem duvidas nosso Brasil no coração.

FILAKIA
Nia

Eugenia Andreadis disse...

Dr Marcio não e só cultura rs.... sempre com todo seu carinho e atenção pensando em tudo e todos.
Obrigada pela pessoa que você é e ativa na nossa comunidade. Gosto muito de ler seu blog e me atualizar, principalmente com os acontecimentos na nossa Laguninha de uma forma bem pessoal.

Eugenia Andreadis

Eugenia Andreadis disse...

Oi Dr. Marcio, algumas correções depois voce pode apagar esta notinha rs...

Na fotinho das meninas e a ISABELLA ( com S e LL) e depois Amandia

Na foto de toda a familia esta eu, Damianos.... e EVANDIA tambem com todas as criancas (Netos de Adamandia e Georgios)

Obrigada e parabens, ficou otimo.
Beijos em toda a linda familia.
Nia