segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

POR ONDE ANDAM NOSSAS PUTAS

A RESSACA -  Henri de Toulouse-Lautrec (Wikipedia)
por Márcio José Rodrigues

Acabaram-se, pelo menos aqui no interior, o assédio e trottoir das prostitutas embriagadas pelos bares da cidade a angariar clientes. Não mais se ouvem os diálogos bêbados sussurrados dos boêmios tresnoitados e as “mulheres de rua” nos botequins fumacentos.   Também fecharam os inferninhos, casas de tolerância e as famosas zonas cederam seus terrenos a áreas residenciais familiares e uma antiga “boite” de sucesso hoje é uma igreja evangélica.
Teriam sido elas exorcizadas, queimadas em fogueiras, expulsas de seu pecaminoso trabalho por campanhas sociais de uma comunidade unida e atuante, lúcida e participativa, rígida em seus conceitos de moral?

Se quiser saber, eu digo:

- As putas faliram!

Não aguentaram a concorrência que oferece sexo gratuito ou no máximo em troco de uma latinha de cerveja e um prato de batatinhas.
O banimento da moral e da prática religiosa, que começa pelos mais altos patamares da governança, a “liberdade” proclamada nos anos 60, os “anos dourados”, formaram gerações de pais amedrontados e apáticos que preferem não ver nem ouvir, para não se incomodarem com problemas que eles não têm capacidade de solucionar dentro de sua própria casa.
Foram vencidos pela crise da autoridade e da estrutura familiar.
O desprezo com que as autoridades tratam a família, o emprego, a educação, gerou seus frutos.  Perda de controle, libertinagem, curtição sem limites, álcool e drogas precoces, DSTs, desencanto com as pessoas, fragilidade de laços afetivos, frustrações amorosas, falência dos sonhos, ausência de futuro.
A mídia cada vez mais agressiva, dedicada até a raiz da alma ao culto de lucro sem escrúpulos, massifica sem trégua o seu evangelho segundo Bial:
- “Agarre tudo o que você puder agora! Amanhã pode não existir!
 É claro que generalizar é burrice e pecado.

As pessoas que não participam desta loucura, fiquem tranquilas. O mundo sempre terá uma chance melhor com vocês.

 Posted by Picasa

2 comentários:

NOSSO TEMPO - Agilmar Machado disse...

Márcio amigo, entrei no teu apreciado blog,quando o numerador assinalou 22222.
Gistei do teu artigo sobre as putas que, afinal, vai muito mais além do que as putas de antigamente e atinge amplitude imensa no universo de hoje. Há pouco tempom escrevi, para o site Caros Ouvintes, daquyi de Florianópolis e para o que faço trabalhos desde o início do século!, enfocando a fundação, na Bahia de Todos os Santos, da Rádio Zona. Ela é dirigida por "elas", as prostitutas, mas leva muito a sério sua missão de orientar as "meninas" quanto a perigos que envolve a "prosissão". De inínio nenhuma mensagem. Apareceu o primeiro e se pronunciar elogiosamente e ai foi uma enxurrada.
Siga dizendo o que pensas e o que sabes, com a consciência que te é peculiar. Parabéns, velho e quarido amigo e conterrâneo!
Agilmar Machado

Anônimo disse...

Oi, cronista!
Obrigado por trazeres esse assunto ao teu blog. É também mister de tua verdadeira e bem exercida missão de educador! Missão que te fez abrir espaço no teu exercício profissional, para, como professor, poder exercê-la.
Nossa geração foi privilegiada ao ver a explosão cientìfica, tecnológica e econômica do mundo, mas também é corresponsável pela desordenada socialização do mundo, quando os avanços tecnológicos foram também usados distorcivamente pela ganância do poder, da fama e do lucro a qualquer preço, por mais funesto e aético que seja. Foi fruto consequente da irresponsabilidade, da acomadação e do silêncio de nossa geração, em grande parte, hoje, moralmente falida e incapaz de orientar o futuro.
Vale contudo, e sempre vale,o texto final de tua crônica :"...o mundo sempre terá uma chance melhor com vocês", ao que acrecento: "mais do que querer, temos que fazer, e podemos, cada um melhorando a si próprio em todos os momentos e em cada ação, espargindo o bem, pelo exemplo pessoal, pelo menos.
Um abraço e parabéns pelo teu claro e bom senso de observação e oportunidade.
Do Jota