sábado, 8 de outubro de 2011

SOLPRA - SOCIEDADE LAGUNENSE PROTETORA DOS ANIMAIS FAZ PEDÁGIO EM SOCORRO AOS CÃES DE RUA

Mariane Fretta  e Capitão de Fragata Luiz Carlos Mello - foto mjr

Vera Mello, Mariane Fretta e Alessandra Birollo - foto mjr


A CRIANÇA QUE TIRANIZA OS ANIMAIS TIRANIZARÁ SUA FAMÍLIA E SUA PÁTRIA.  Pitágoras

Hoje pela manhã acordei-me com o movimento em frente à minha casa no bairro do Mar Grosso. Um grupo de gente jovem e bonita, trajando uniforme com uma enorme pata de cão no peito, trabalhava em mais um pedágio de amizade, desta vez, em socorro dos cães abandonados em Laguna.
É um trabalho sujeito a gratos encontros, como também ao mau humor e antipatia  de muitos.
O que faz essa gente, todos bem de vida, que deixa uma manhã linda de um sábado de sol, para se expor até ao risco de ser atropelado (como já aconteceu com um jovem, morto aqui em Laguna, numa situação igual), para passá-la em em serviço a seres, que jamais entenderão o que estão fazendo?
Esse cuidado movido pela força da compaixão e da simpatia resultará de imediato no controle de zoonoses na cidade, favorecendo toda a população. Além do mais, é um ato altamente educativo pelo caminho suave do exemplo, já que a lei , às vezes não alcança quem abandona ou maltrata seus animais,


Pensei na frase de Pitágoras que guardo desde criança, e aprendi uma nova lição. Depois de uma breve conversa com um dos participantes, descobri um novo parâmetro de avaliação do caráter de pessoas:


PESSOAS QUE NUTREM CARINHO PELOS ANIMAIS, CUIDARÃO SEMPRE MELHOR DO SEU SEMELHANTE HUMANO.
De hoje em diante acrescentarei este critério para conhecer melhor as pessoas.




Uma doação acompanhada de simpatia e um lindo sorriso - foto mjr

Em tempo - No bairro de Mato Alto/Cohab continua a celebração da festa de São Francisco de Assis, o protetor do irmão cachorro, do irmão passarinho, do irmão gato e do irmão gente. São Chico está vendo vocês.


15 comentários:

Anônimo disse...

de que adianta isso? pra onde vão os animais depois de castrados? pra o canil da prefeitura,onde ficam jogados no meio das fezes e morrendo desidratados,quem contribui não deve ter visto a imundice onde os cães ficam...

Anônimo disse...

é claro que meu cometario não ficara visivel,não tem coragem pra isso

DOCMARCIO disse...

A PESSOA QUE POSTOU ESTES COMENTÁRIOS NÃO ASSINA. MESMO ASSIM OS PUBLIQUEI PORQUE SOUBE DE PESSOA IDÔNEA QUE OS CÃES SERÃO CASTRADOS EM CLÍNICA VETERINÁRIA COM ALTO CUSTO, PORQUE AINDA CONTAM COM HOSPEDAGEM DE 8 DIAS ATÉ A ALTA.

SOLPRA - Sociedade Lagunense de Proteção aos Animais disse...

Obrigada Dr Márcio pela gentileza e carinho prestado neste Blog a todos que participaram do Pedágio da SOLPRA, para dar uma vida mais digna aos animais que são abandonados diariamente em nossa cidade.
Gostaria de deixar claro para o Anônimo, que a SOLPRA faz um trabalho honesto, limpo e tudo é feito na base do voluntariado, sem ajuda da prefeitura, e não temos nada com o Canil Municipal mas estamos sempre fiscalizando.
Trabalhamos para os animais de rua e para este fim foi feito este pedágio.
Cabe a você também fazer este trabalho e denunciar.
Falar aqui isto ou aquilo de nada vai adiantar. Você tem que ter INICIATIVA.

Clarice Villac disse...

Uma importante iniciativa, a desses amigos dos animais ! Parabéns a eles e aos que contribuem !

Seria interessante organizar campanhas de adoção desses cachorros depois de castrados, juntamente com campanhas de esclarecimento público, muitas vezes o grande público ignora fatos básicos importantes para a saúde e bem-estar dos animais !

Mas acho que essas pessoas da campanha já devem estar providenciando tudo isso !

E Viva São Francisco e seus amigos !

Carol Maia disse...

Olá,mto obrigada Dr.Márcio pelas lindas palavras,fiz parte do voluntariado e ajudo a Solpra sempre q posso!!!E só passei a ser voluntária por ver o lindo trabalho q essa ONG faz,tdo as vezes c/dinheiro próprio...gostei qdo citou o q fazíamos ali num sábado de sol,deixando nossa família em casa,pois muitos só não perguntavam,mas pela expressão entendiasse:VCS NÃO TEM + O Q FAZER,P/ESTAR AQUI PEDINDO CONTRIBUIÇÃO P/CACHORROS DE RUA??E eu digo:Tínhamos SIM,sempre temos...mas algumas horas do dia não nos deixaria desprovidos de qualquer coisa!Qto ao "Anônimo"...adianta muito as castrações...pois assim não proliferam-se +
ainda+...e a maioria dos cães q passam pela ONG,ganham um lar,q até isso elas preocupam-se!E vc ANÔNIMO faça sua parte tbm,assim as coisas mudam....realmente aquele CANIL da PML,se é q pode ser chamado assim...parece +um matadouro....desde a 1ªvisita mtos cachorros sumiram sem uma justa causa...enfim essa é a nossa PREFEITURA!Espero q em vez de reclamar,o povo saiba votar a próxima vez!

SOLPRA - Sociedade Lagunense de Proteção aos Animais disse...

Boa noite Clarice.
Fizemos hoje também uma feirinha de adoção de animais, em frente a Papelaria Viva, que tão gentilmente nos ofereceu o espaço, pois estava acontecendo pedágio em frente.
Foram doados 5 cachorrinhos.
Final feliz para mais 5 que vivam nas ruas de Laguna.

Sociedade Lagunense de Proteção aos Animais disse...

Boa noite Clarice.
Hoje também aconteceu simultaneamente ao pedágio, a Ferinha de Adoção, em frente à Papelaria Viva, que o Proprietário Cadu cedeu o espaço gentilmente. Foram DOADOS 5 AUAS de rua, estamos muito felizes.

Fer_Oreano disse...

Sempre tem um "anônimo" infeliz que acha que os outros são imprestáveis como ele.
eu mesmo adotei uma linda cachorrinha que me foi trazida com todo carinho, saudável e perfumada, que estava sendo superrrrr bem cuidada pela Raquel da Solpra antes de ser adotada.

Anônimo disse...

a ja ia esquecendo,vcs castram só as femeas? ou os machos tbm? porque se for só as femeas de nada adianta...

Raquel Bongiolo Molter disse...

Bom dia Dr Márcio, tudo bem?
Eu e meu marido encaminhamos um post em seu Blog, porém não está aparecendo, gostaria de confirmar com o senhor se foi recebido com sucesso, senão mandaremos novamente.
Obrigada
Raquel Bongiolo Molter
OBS: Este não é para aceitar, é apenas para tirar minha dúvida, hehehehe!
Tenha um bom dia

Leonardo Molter disse...

Parabéns e obrigado Dr. Márcio pela publicação. Sempre atento aos movimentos e reivindicações para nossa cidade. Quanto às palavras do anônimo, gostaria de dizer que o objetivo do pedágio foi angariar fundos para a castração dos cães de rua, para que os mesmos não se multipliquem, tendo-se assim um controle da natalidade. A SOLPRA não recebe ajuda financeira de ninguém, muito menos da PML. Todos os custos são bancados pelos seus voluntários e agora com este primeiro pedágio. Quanto aos cães castrados, os mesmo não são levados para o canil (leia-se depósito) da prefeitura, mas sim, são encaminhados para adoção. Reproduzo aqui o que já havia comentado no meu face a respeito dos cães, para um melhor entendimento sobre a situação da população canina e também para que o anônimo não se exima de sua responsabilidade como humano para uma questão tão importante como esta, assim como todas as demais que temos na Laguna.
"Os cães convivem há mais de 10 mil anos entre nós, mas parece que os homens pouco ou nada aprenderam com eles. Nossos irmãos têm uma alma, sentimentos, necessidades, desejos, carências, medos, angústias e deficiências tal como nós humanos e "coincidentemente" os mesmos órgãos fisiológicos que nós. Sem esquecer que fomos nós, os seres racionais superiores, espertalhões e sabichões do planeta que os tiramos do seu habitat primitivo para adaptarmos ao nosso convívio para satisfazer as nossas necessidades e interesses. Então cabe a nós assumirmos a responsabilidade e darmos a eles uma vida digna e uma convivência pacífica, já que é impossível readaptá-los ao seu meio de onde os tiramos".

Anônimo disse...

É preciso alguma atitude por parte das pessoas tomam essa iniciativa em tirar os cachorros das ruas
Há muitos animais em todos os pontos da cidade, as vezes latindo nas pessoas , famintos, pobre animais
Tem pessoas que chutam os pobres.
Maldade isso
Podem até não gostam de cachorros mais não precisa ser não má ou mau.


Lourdes

Anônimo disse...

Abençoado Dr. MÁRCIO, graças a Deus as pessoas estão se voltando e protegendo os pobres animais abandonados e doentes do nosso planeta. Nesse final de semana estive passeando por Laguna e ao atravessar a balsa para Laguna avistei um pobre cãozinho com muita sarna. Ele estava em frente a um restaurante que há na balsa, não no lado de laguna, mas do outro lado do rio. Então peço encarecidamente que se puderes fazer algo por ele eu posso até pagar pelo tratamento. Era um cãozinho branco e marron e na parte branca do corpo, que era a parte das patas e barriga ela já não era mais branca, mas vermelha de tanta sarna. É inadmissível nos dias atuais que as pessoas não possam fazer nada ao ver um bichinho sofrendo. Dessa forma, peço, encarecidamente e com o coração apertado que se alguém de Laguna ver essa mensagem e puder fazer algo por aquela criaturinha, por favor faça. Cuido de vários cachorros de rua na praia onde veraneio e só quem tem um bichinho sabe o quanto eles retribuem a nós. Contato: linemanfre@hotmail.com

Deus lhe abençoe.

Anônimo disse...

Adotamos uma cadelinha chamada Vidinha, adotada pela minha família e que tivemos um enorme apego por ela. Eu disse: tivemos. Pois alguém da minha vizinhança pôs um pedaço de linguiça com cacos (bem dissolvidos) de vidro e um pouco do tal do "chumbinho".
Infelizmente, há pessoas de péssimo caráter que não gostam dos indefesos animaizinhos. Poderia ocupar este espaço para xingar ou difamar supostos malfeitores. Mas prefiro me expressar de forma pacífica e serena, mesmo inconformado e indignado com tal atitude. Poderia registrar um B.O., mas contra quem? Com certeza, a consciência do(a) malfeitor(a) está pesadíssima, pois cometeu um crime. Precisava ver coo minha filha, de sete anos, ficou ao vê-la naquele deprimente estado. Lamentável. E parabenizo o trabalho da SOLPRA e a oportunidade de nos conceder esse precioso presente: a saudosa cadela VIDINHA.