terça-feira, 11 de outubro de 2011

DIA DA CRIANÇA

Fotos e montagem márcio josé rodrigues
DIA DA CRIANÇA- UMA ABORDAGEM COMPLICADA
                                                                         Por Márcio José Rodrigues

Criança como primazia existe desde o dia em que a primeira mãe deu à luz o primeiro filho. Mas, cada filho é bonitinho e engraçadinho para sua própria mãe e sua família. 
Na sociedade humana, no momento em que cada grupo isolou-se em sua “caverna”, os filhos dos outros são problemas de cada qual. 
Entre os grandes discriminados sem voz nem vez, estão no mesmo patamar os índios, a mulher, os pobres e as crianças. Ninguém quer ouvir as voz deles.

A criança como grupo social é, quase sempre. um estorvo e a própria escola, nos moldes atuais  pode ser um depósito temporário para pajear os diabinhos por algumas horas de folga aos pais. Até o Governo não sabe como lidar com elas, principalmente nos quesitos saúde, segurança, educação, alimentação e futuro.
Na cabeça do Congresso Nacional, a confusão é tal, que um multi- assassino de 16 anos é mais criança para efeitos de impunidade, que um feto de 4 meses ou mais, que pode ser esquartejado vivo sem nenhum remorso.

Criança vale dinheiro.

O “Dia da Criança”, 12 de outubro, aqui no Brasil nasceu em 1920 por lei Federal promulgada pelo Presidente Arthur Bernardes em 1924, mas sem eficácia prática.
Porém, duas empresas poderosas em 1960, Brinquedos Estrela e Johnson’s, retomaram o fato como uma oportunidade comercial de promover seus produtos e foi por aí que a moda pegou.

A ONU marcou 20 de novembro, por ser essa a data de DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA, em 1959.
1. Direito a igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
2.  Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
3.  Direito a um nome e a uma nacionalidade.
4.  Direito a alimentação. Moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
5.  Direito a educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
6.  Direito ao amor a à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
7.  Direito a educação gratuita e ao lazer infantil.
8.  Direito a ser socorrida em primeiro lugar em caso de catástrofe.
9.  Direito a ser protegida contra o abandono e à exploração no trabalho
10Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

O dia de todas as crianças precisa ser cada dia da vida delas, para serem amadas e priorizadas em tudo e por todos, independentemente a laços de sangue, raça, nacionalidade, aparência, respeitando-se sempre suas igualdades e suas diferenças.

2 comentários:

Anônimo disse...

É verdade amigo, nesse nosso país as coisas nem sempre caminham como deveriam. Criou-se até bolsa família ao invés de pagarem melhor os pais. A dignidade do ser humano é trabalhar e poder alimentar os seus, e também cabe a cada casal planejar sua família, tudo é uma questão de educação. Mas neste nosso país a educação anda de mal a pior. Tenho até medo do futuro se pensar na juventude de hoje e nos filhos deles, está cada vez pior a qualidade do ser humano, onde os governantes não dão exemplo nem mesmo de caráter. Onde quem for mais esperto ou corrupto é visto por muitos jovens como o mais esperto...e por aí vai. Espero que aos poucos a coisa mude. Estou torcendo pelas crianças, que elas recebam melhor educação e o respeito que precisam para se desenvolverem bem, em todos os sentidos.

Anônimo disse...

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz".
Abração Doutor

Lourdes