sábado, 8 de outubro de 2011

DIVINO ESPIRITO SANTO EM LAGUNA


UMA VISITA MUITO DESEJADA
Texto, postagem e fotos por Márcio José Rodrigues


Conforme costume ancestral, ( que em Laguna , Brasil, deve existir desde o início do séc.XVIII, quando vigorava a Irmandade do Divino Espírito Santo, extinta por ordem episcopal),  recebemos a visita da "Bandeira do Divino" em nossa casa, o que para nós foi causa de grande alegria e devoção.

A bandeira deixou na casa um clima de fé e bem estar.
Os foliões cantaram seus repentes com visível emoção e nós enriquecemos de bênçãos.
Como era já à hora do início do anoitecer, para maior alegria nossa, a Bandeira foi deixada em confiança e pernoitou em nossa casa, o que consideramos uma graça e motivo de grande felicidade.
A casa caprichou numa gostosa merenda, uma cafezada, com pães e e bolos, suco de laranja e refrigerantes.

Em Laguna foi restaurada a "Festa do Divino", com Império e Corte, na paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes do bairro de Magalhães e se realiza no início do mês de outubro.

7 comentários:

Clarice Villac disse...

Que bonita a festividade !
As fitas no mastro lembram aquelas lindas danças em roda, com as fitas...

Anônimo disse...

Gostei muito da sua explicasão e fotos da festa do Divino Espirito Santo em laguna.Bom dia! Beatriz.

Anônimo disse...

Receber a visita da bandeira do Divino Espírito Santo deve ser muito emocionante. Que sua casa e seus familiares sejam sempre abençoados com esta luz especial.
Abraços,
Rachel Ghisi Guimarães.

Anônimo disse...

Parabéns Márcio por abordar o trabalho destes heróis da resistência cultural-católica. A fé e o culto ao Divino são muito antigos, anteriores, vamos dizer, à própria igreja no formato que temos hoje. Então é algo enraizado no fundo d'alma de nosso povo, original, único, diferencial. Não chegaremos a lugar algum se não entendermos o singelo que é esta alma.
Abraços lagunenses, Celso Martins

Anônimo disse...

Querido irmão,

Eu jurava que não iriam fazer tão logo um comentário no seu blog, pois estou muito assiduo nesse, já costume. Mas não deu. Mexeu comigo, lá no fundão, quando na minha infância na pobre Vila Nova de Imbituba e, na época, de Laguna, a Bandeira do Divino, também pernoitava na nossa casa, onde chegava, já esperada, pela hora da janta. Era a beleza da bandeira vermelha, o mastro que a segurava encimado pela pombinha, simbolizando o Espírito Santo, as fitas coloridas... e o mais importante para nós crianças pobres, os tambores, as violas, as rebecas e a cantoria, nem semore afiunada, mas pelna de fé e de amor à tradição.
Obrigado por me trazeres de volta essas lembranças que jazem no fundo primeiro de nossas almas.
Um grande abraço do Jota

Anônimo disse...

É muito linda essa festa do Divino Espirito Santo No bairro magalhães
Parabéns pelos debalhes sobre o Divino
Abração

Lourdes

Anônimo disse...

Importante saber que há tradição, cultura e espiritualidade e que isso possa servir as pessoas de Laguna que tendem, e pensar que em si próprio ou que a cidade é culpa somente dos outros... Crippa