terça-feira, 18 de outubro de 2011

SÃO LUCAS

18 DE OUTUBRO - DIA DE SÃO LUCAS
por Márcio José Rodrigues

A escritora Taylor Caldwell já havia lido 1000 diferentes autores, quando resolveu escrever a sua própria versão romanceada "MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS", tal a paixão que este personagem lhe causou desde que ganhou  de seu padrinho aos doze anos, o primeiro livro biográfico sobre São Lucas,.

Lucano, grego de Antioquia havia cursado a universidade e além de médico, também era pintor, um perfeito conhecedor da língua grega, enfim, um homem de cultura superior,

Como se sabe, é o autor de um dos Evangelhos, além do livro do Novo Testamento, denominado "Atos dos Apóstolos", onde descreve o nascimento da Igreja Católica, no primeiro domingo de Pentecostes, após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus.

Interessante saber que Lucas não conheceu pessoalmente a Jesus Cristo, mas por seu método de pesquisa junto a aqueles que conviveram com o Mestre, produziu uma reportagem minuciosa e metódica sobre os fatos acontecidos.
Daí que, seus escritos são de inestimável valor para o Cristianismo e para a História por causa de sua erudição. Ele conviveu com os apóstolos e demais discípulos e a própria Mãe de Jesus e soube perfeitamente organizar um relato à luz da medicina, também sobre a morte de Jesus.

Lucas morreu  em idade avançada, provavelmente de morte natural.
É venerado pela Igreja Católica, Grega Ortodoxa, Anglicana e mesmo por algumas protestantes.
Para o Católico é padroeiro dos médicos e dos pintores.

3 comentários:

Anônimo disse...

São Lucas, evangelista e patrono dos pintores e médicos, ele é o autor do terceiro livro dos evangelhos que tem o nome do Atos dos Apostolos.
Abração
Doutor

Lourdes

Anônimo disse...

Oi, Dr. Marcio,

Que belo e oportuuno resumo da vida de São Lucas colocaste em teu blog. O Evangelho por ele escrito mostra o caminho de Jesus que se realiza na história humana para a qual Ele trouxe a salvação. Está centrano na pedagogia de fazer a história dos pobres que buscam um caminho mais justo e mais humano. Em Atos dos Apóstolos, São Lucas nos apresenta o caminho da Igreja que prolonga o caminho de Jesus até os confins da Terra. Esse documento é o Evangelho do Espírito Santo, que, prometido por Jesus, faz surgir a comunidade dos cristãos, cuja incumbência é levar a todos e a todas,de todos os povos e de todas as nações, a palavra e a açõa libertadora de Jesus, o Cristo.
Seus escritos, no conjunto, formam o CAMINHO DA SALVAÇÃO.
Obrigado, professor, por essa oportunidade que nos dás de fazermos um pouquinho da ação missionário, nosso compromisso batismal de sermos dicípulos missionários.
Com carinho fraterno do João Jerônimo

Anônimo disse...

Oi, Dr. Marcio,

Que belo e oportuuno resumo da vida de São Lucas colocaste em teu blog. O Evangelho por ele escrito mostra o caminho de Jesus que se realiza na história humana para a qual Ele trouxe a salvação. Está centrano na pedagogia de fazer a história dos pobres que buscam um caminho mais justo e mais humano. Em Atos dos Apóstolos, São Lucas nos apresenta o caminho da Igreja que prolonga o caminho de Jesus até os confins da Terra. Esse documento é o Evangelho do Espírito Santo, que, prometido por Jesus, faz surgir a comunidade dos cristãos, cuja incumbência é levar a todos e a todas,de todos os povos e de todas as nações, a palavra e a ação libertadora de Jesus, o Cristo.
Seus escritos, no conjunto, formam o CAMINHO DA SALVAÇÃO.
Obrigado, professor, por essa oportunidade que nos dás de fazermos um pouquinho da ação missionário, nosso compromisso batismal de sermos dicípulos missionários.
Com carinho fraterno do João Jerônimo