LAGUNA.

NÃO VERÁS LUGAR COMO ESTE.
AMA DE VERDADE
A TERRA EM QUE NASCESTE

terça-feira, 18 de outubro de 2011

SÃO LUCAS

18 DE OUTUBRO - DIA DE SÃO LUCAS
por Márcio José Rodrigues

A escritora Taylor Caldwell já havia lido 1000 diferentes autores, quando resolveu escrever a sua própria versão romanceada "MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS", tal a paixão que este personagem lhe causou desde que ganhou  de seu padrinho aos doze anos, o primeiro livro biográfico sobre São Lucas,.

Lucano, grego de Antioquia havia cursado a universidade e além de médico, também era pintor, um perfeito conhecedor da língua grega, enfim, um homem de cultura superior,

Como se sabe, é o autor de um dos Evangelhos, além do livro do Novo Testamento, denominado "Atos dos Apóstolos", onde descreve o nascimento da Igreja Católica, no primeiro domingo de Pentecostes, após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus.

Interessante saber que Lucas não conheceu pessoalmente a Jesus Cristo, mas por seu método de pesquisa junto a aqueles que conviveram com o Mestre, produziu uma reportagem minuciosa e metódica sobre os fatos acontecidos.
Daí que, seus escritos são de inestimável valor para o Cristianismo e para a História por causa de sua erudição. Ele conviveu com os apóstolos e demais discípulos e a própria Mãe de Jesus e soube perfeitamente organizar um relato à luz da medicina, também sobre a morte de Jesus.

Lucas morreu  em idade avançada, provavelmente de morte natural.
É venerado pela Igreja Católica, Grega Ortodoxa, Anglicana e mesmo por algumas protestantes.
Para o Católico é padroeiro dos médicos e dos pintores.