domingo, 10 de abril de 2011

OS PASSOS DO BOM JESUS

postagem e fotos por Márcio José Rodrigues

Em Laguna, neste 9 de abril, uma multidão de fiéis acompanhou a transladação noturna da imagem do SENHOR BOM JESUS DOS PASSOS, desde a capela do hospital até a Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos.
Devido à concorrência de grande número de devotos, a recepção da venerada imagem foi transferida para o grande salão do Centro Cultural onde foi celebrada a Santa Missa.
Sendo uma cerimônia que se repete  na cidade há mais de dois séculos, nada como a velha Laguna para se prestar como palco ao ar livren na representação deste teatro religioso, que reconstitui os passos de Jesus rumo ao Gólgota.
A imagem que está em sua capela desde 1850, é de uma beleza dramática fascinante que só o barroco consegue retratar, como se o escultor estivesse presente no caminho do Calvário e fosse testemunha de toda a cena.
É uma procissão imponente, emocional e mística, onde o povo permanece em tocante silêncio durante todo o percurso. Não se ouvem vozes nem cantos, apenas a música triste e solene das duas corporações musicais "União dos Artistas" e "Carlos Gomes", a primeira, fundada em 1860 e segunda, um pouco depois, em 1882. 
Tudo é muito antigo, muito belo, emocionante.


2 comentários:

Jacqueline disse...

Tão lindo! Tenho saudades das belas procissões!

Anônimo disse...

Senhor dos Passos
é uma invocação de Jesus Cristo é uma devoção especial na Igreja Católica a ELE dirigida, faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde a condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário. A história dessa evocação remota à Idade Média, quando os cruzados visitaram os locais sagrados de Jerusalém por onde Andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação ou estabelecendo capelas especiais nos templos.


Maria de Lourdes Castro