LAGUNA.

NÃO VERÁS LUGAR COMO ESTE.
AMA DE VERDADE
A TERRA EM QUE NASCESTE

segunda-feira, 23 de julho de 2012

LAGUNA INICIA SEMANA CULTURAL

 

                                                     Texto, fotos e postagem por Márcio Rodrigues

Festejando o seu 336º aniversário de fundação, pelo bandeirante vicentista DOMINGOS DE BRITO PEIXOTO, Laguna abre hoje, 23 de julho de 2012  a SEMANA CULTURAL.
Segundo a programação publicada pela  presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Maria Célia Bernardo, o maior enfoque do evento será no na homenagem às centenárias bandas de música e ao  teatrólogo Jairo Barcellos.
Jairo dirige o Grupo Teatral Terra e tem sido nos últimos 8 anos, com grande sucesso, o diretor do espetáculo épico ao ar livre, “A República em Laguna”, criado pelo escritor e historiador Adílcio Cadorin, com o nome original de “A Tomada de Laguna”. A monumental peça narra a histórica conquista de Laguna pelas forças farroupilhas e a saga vivida por Giseppe Garibaldi e Anita, fato que culmina com a proclamação efêmera, mas heroica da “República Juliana”, independente do Brasil em 1839.

As bandas musicais são mais que centenárias. 
UNIÃO DOS ARTISTAS, oficialmente fundada em 1860 é a corporação de seu gênero mais antiga do País. Tem certamente quase 200 anos, mas os desencontros internos de antigas bandas existentes (que  no fundo, hoje, é a continuidade das mesmas) promoveram como sempre, a troca de nomes e daí a perda da referência original.
CARLOS GOMES, a caçula, com 102 anos apenas, rivaliza em qualidade e esmero em suas apresentações. As duas corporações estão sempre presentes nos acontecimentos da cidade Juliana, alegrando as ruas e emprestando o toque solene das procissões.
Podem ser consideradas heroicas, pois sua sobrevivência está ancorada em inexplicável teimosia e amor à arte, posto que não existe um programa sólido e consistente, substancioso para a sua manutenção, como patrimônio imaterial do Brasil e particularmente da cidade tombada como “Patrimônio Histórico Nacional”.
Os respectivos maestros Gerson Barreto Júnior e Deroci de Oliveira são figuras tão notáveis e gratas, que não cabem, por ora, neste pequeno espaço.


Apoiada por programações do SESC e IPHAN, a semana cultural se estende até dia 29 de julho, data da fundação da cidade de SANTO ANTÔNIO DOS ANJOS DA LAGUNA em 1676.