segunda-feira, 23 de julho de 2012

LAGUNA INICIA SEMANA CULTURAL

 

                                                     Texto, fotos e postagem por Márcio Rodrigues

Festejando o seu 336º aniversário de fundação, pelo bandeirante vicentista DOMINGOS DE BRITO PEIXOTO, Laguna abre hoje, 23 de julho de 2012  a SEMANA CULTURAL.
Segundo a programação publicada pela  presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Maria Célia Bernardo, o maior enfoque do evento será no na homenagem às centenárias bandas de música e ao  teatrólogo Jairo Barcellos.
Jairo dirige o Grupo Teatral Terra e tem sido nos últimos 8 anos, com grande sucesso, o diretor do espetáculo épico ao ar livre, “A República em Laguna”, criado pelo escritor e historiador Adílcio Cadorin, com o nome original de “A Tomada de Laguna”. A monumental peça narra a histórica conquista de Laguna pelas forças farroupilhas e a saga vivida por Giseppe Garibaldi e Anita, fato que culmina com a proclamação efêmera, mas heroica da “República Juliana”, independente do Brasil em 1839.

As bandas musicais são mais que centenárias. 
UNIÃO DOS ARTISTAS, oficialmente fundada em 1860 é a corporação de seu gênero mais antiga do País. Tem certamente quase 200 anos, mas os desencontros internos de antigas bandas existentes (que  no fundo, hoje, é a continuidade das mesmas) promoveram como sempre, a troca de nomes e daí a perda da referência original.
CARLOS GOMES, a caçula, com 102 anos apenas, rivaliza em qualidade e esmero em suas apresentações. As duas corporações estão sempre presentes nos acontecimentos da cidade Juliana, alegrando as ruas e emprestando o toque solene das procissões.
Podem ser consideradas heroicas, pois sua sobrevivência está ancorada em inexplicável teimosia e amor à arte, posto que não existe um programa sólido e consistente, substancioso para a sua manutenção, como patrimônio imaterial do Brasil e particularmente da cidade tombada como “Patrimônio Histórico Nacional”.
Os respectivos maestros Gerson Barreto Júnior e Deroci de Oliveira são figuras tão notáveis e gratas, que não cabem, por ora, neste pequeno espaço.


Apoiada por programações do SESC e IPHAN, a semana cultural se estende até dia 29 de julho, data da fundação da cidade de SANTO ANTÔNIO DOS ANJOS DA LAGUNA em 1676.



2 comentários:

Anônimo disse...

Que surpresa boa! No fim da noite encontro meu blog preferido de volta! Vou dormir feliz. Boa noite!
Rachel

Anônimo disse...

Legal amigo, gosto de acompanhar seu Blog, Parabéns.
Ana