segunda-feira, 7 de maio de 2012

LAGUNA RENASCE NA FESTA DE SANTO ANTÔNIO

Cartaz oficial da festa de 2012. Fotografia da imagem em madeira "encarnada", em tamanho um pouco maior que o natural, representando Santo Antônio com o Menino de pé sobre o livro das Sagradas Escrituras 
texto e postagem márcio josé rodrigues
A Festa de Santo Antônio dos Anjos da Laguna é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Brasil.
Seu cunho de origem portuguesa, fruto de uma colonização que remonta há mais de trezentos anos, traz ainda nos dias de hoje, a manutenção fiel de modelo barroco das cerimônias celebradas em latim e musicadas por coro, orquestra e acompanhamento popular.
Durante os treze dias de festejos a multidão que que comparece tem motivos de sobra para momentos de emoção e fé, com as cerimônias e procissões, celebradas sempre com a maior pompa e tradição.
Espetáculo à parte é a transladação da imagem do santo, desde uma das igrejas dos bairros Magalhães ou Roseta, alternadamente a cada ano. O cortejo é acompanhado pelo clero, a Irmandade de Santo Antônio (*259 anos), os casais de "Festeiros", autoridades governamentais, as Bandas Musicais União dos Aristas(*) e Carlos Gomes(*), ambas seculares e a primeira, a mais antiga do Brasil em seu gênero (152 anos) , além de milhares de fiéis devotos.
Durante todo o trajeto a imagem é saudada por uma profusão assustadora de fogos de artifício que partem de empresas, residências dos festeiros e de devotos, agremiações. 
A chegada dessa procissão à Igreja Matriz é inenarrável, momento apoteótico, com um espetáculo pirotécnico para gravar na memória.
13 de junho é o dia oficial, dia da morte de Santo Antônio, quando se celebra missa festiva pela manhã e procissão à tarde.
Em toda a duração da festa, o público diverte-se com as quermesses, stands de gastronomia, churrasco, tendas de guloseimas na praça, shows musicais, teatros, apresentações culturais, artesanato, folclore, bailes, exposições.


É um assunto tão sério, A TREZENA,  que precisa ser urgentemente tombada como PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL.
Com a responsabilidade, o IPHAN.


(*) as entidades marcadas, funcionam ininterruptamente durante todos os seus anos de existência.



6 comentários:

Anônimo disse...

Poeta Márcio: muito bom texto! E muito bom que você tenha registrado em livro a trajetória da irmandade que louva este querido franciscano em nossa cidade. Abraço da Fatima.

Jorge Freitas disse...

Profe esta tua matéria é digna de um super elogio. Ficou divino. Parabéns
que o querido padroeiro sempre te ilumine, vós que sois o mentor desta obra.

Tereza Rodel disse...

Parabéns! Fiquei sabendo mais um pouco desta maravilhosa festa que acontece anualmente na cidade que adotei. Valeu! Tereza Dalva Rodel.

Anônimo disse...

Chegando a festa de nosso querido Padroeiro Santo Antonio dos Anjos da Laguna.
Trezenas lindas...ora de assiste dentro da igreja ...ora na porta.
É emocionando muito................
Maria de Lourdes Castro
m2005lc@yahoo.com.br
Abração Márcio

Anônimo disse...

Bela Palestra nesta Quarta Feira na Novena de Santo Antonio...
Falando sobre nossa religião católica... Com sua austera sabedoria de lagunista.
Porem pode deixar transparecer a sua indiferença a uma organização que tanto participa da Igreja católica em nosso municipio, organiza os batizados, os cursos de noivos, participação ativa nas missas, apoio a pessoas carentes, festeiros das festas católicas das paróquias e muito mais... Os Movimentos de Irmãos de Cabeçuda, Magalhães e Santo Antônio estavam transparente nesta noite para o Palestrante... que agradeceu a tudo e a todos, menos citar o MI, fez isso propositalmente demonstrando aos Shaloms ali presentes, pura indiferença com quase uma centena ou mais de amarelinhos a sua frente.
É isso que não pode acontecer numa cerimonia de católicos, ficar alheio aos mordomos da noite, demostrando essa indiferença que foi notada e repudiada.
Felismente o Padre Nilo fez essa referencia, quem vai falar a frente de um povo católico, falando sobre a Religião Católica não tem o direito de cometer tal ato, que não soma, não agrega para essa igreja de Jesus.
Se não foi proposital, porem foi o que ficou marcado na noite de Hoje, infelismente.
É por essa divisão que estamos perdendo fieis então mude essa atitude.

DOCMARCIO disse...

Prezado irmão.
Não recebi nenhum protocolo antes da trezena, de maneira que fiz as saudações gerais de praxe, as de sempre, autoridades em geral coroinhas, coral, etc... Da posição que me encontrava e com óculos para leitura, toda a visão da nave, fica um tanto turva. Lamento que tenha se ofendido pelo que chama de "indiferença", quando o problema foi apenas ótico e nada mais, mesmo porque este comportamento não passa pela minha postura. Note que não citei pessoas ou nomes de autoridades, mas apenas citei o óbvio de sempre.
Saudações fraternas.