sexta-feira, 23 de março de 2012

CHICO ANÍSIO - IGUAL NUNCA MAIS

CHICO ANÍSIO


Praticamente a um mês de completar 81 anos, falece Chico Anísio e o Brasil perde seu maior ator cômico de todos os tempos.

Inigualável pela genialidade na criação suas duas centenas de personagens e a forma como ele os interpretava, fazendo parecer que eram centenas de atores diferentes.

Chico não representava um personagem.

Ele o encarnava.

No momento em que toda a imprensa do país e do mundo enche milhões de páginas, o rádio e a televisão esmiúçam detalhes, não me cabe aqui apenas dar essa notícia triste.

Quero tão só, agradecer-lhe pelos impagáveis momentos de descontração, arte, alegria e felicidade que me proporcionou.

Além de artista, Chico foi um homem do seu tempo, político militante pela arte de representar, corajoso e ousado em meter, fundo, o dedo na chaga nojenta da realidade brasileira, da saúde, da educação, do exercício do poder, sem medo de afrontar presidentes e poderosos, com seu implacável sarcasmo em forma de humor.

Obrigado, Chico,

No momento, ficamos com uma lacuna difícil de preencher no palco do Brasil.






quinta-feira, 15 de março de 2012

DIA NACIONAL DA POESIA

Sementee- foto por Maria de Fátima Michels


POEMAS E SEMENTES
          por Maria de Fátima Barreto Michels


Poemas são sementes



Poemas são palavras


a proteger a germinação do sentir


São o primeiro impulso


na intimidade da semente


São asas a se enfunarem céu acima


São sementes de outros poemas


que se casaram e geraram novos poemas-sementes.


DIA NACIONAL DA POESIA

CARTOON POR RAUL MOTTA
DIA NACIONAL DA POESIA
           por Clarice Villac

A Poesia permanece aberta,
no ponto de ser ressignificada
pelo leitor...




Passa o tempo,
retorna o leitor àquela mesma poesia,
que já é outra,




pois a pessoa viveu, experimentou,
e sua visão da poesia
se transformou !




Medida inexata da evolução pessoal,
desperta novas percepções...
que serão estímulo para novas experiências de Vida...




Poesia é brincadeira sonora
com os sentidos,
é descoberta de livres associações...




A fronteira do Poeta
situa-se onde
as explicações se acabam...




Deixarei poemas
como heranças...
e sutis esperanças !

sábado, 10 de março de 2012

NAVEGAR É PRECISO

por Maria de Fátima Barreto Michels ( Texto e fotos)


Olá, amigos!

Vamos começar esta tarde de sábado com flores, sol e carinho?

Hoje eu deveria noticiar com texto e imagens o jantar que o Núcleo da Mulher Empresária

M. Fátima Michels
fez na noite de quinta-feira aqui no hotel Atlântico Sul – Praia do Mar Grosso em Laguna,

ao qual compareci. Porém ainda não deu tempo pra descarregar a outra máquina que usei.

Depois contarei do jantar. Por enquanto convido a irem até a praia comigo.

Lá no final listei alguns dos sítios na rede onde os donos (são cinco meninos e cinco meninas)do pedaço me dão oportunidade de participar.

O ano que passou foi um tanto difícil no segundo semestre e eu não produzi nada. Por sinal me atirei tipo assim num estresse mesmo. Graças a vocês destes 10 sítios: Irene, Clarice, Norma, Jacque, Regina, Genário, Amorim, Ademir, José Alberto, Márcio e todos os outros queridos amigos e familiares (a quem estou encaminhando com cópia oculta esta mensagem), a gente refaz as energias para prosseguir.

inclusive...neste ano faço 60tão então, vamulá dinovo em direção ao

mar porque navegar é preciso.


Rua Orleans - Mar Grosso, Laguna, Brasil


Ipomeia nas dunas do Mar Grosso

trilha sobre o cômoro florido


A praia do Mar Grosso - detalhe ( observe a largura da faixa de areia branca)

Urbanização - projeto em andamento na prai do Mar Grosso




http://varaldobrasil.blogspot.com/ (estou no Varal Antológico2 com textos e imagens)

Http://normabruno.wordpress.com (estou com imagens ilustrando seus textos)
http://cronicasdaregina2.blogspot.com (fiz a foto do “Quem sou eu”)

http://www.riototal.com.br (estou na reedição do Especial Mulher)

http://claricevillac.blogspot.com (estou com imagens ilustrando seus textos)

http://www.republicadosautores.com.br (estou no projeto do livro do concurso do site)

http://luizcarlosamorim.blogspot.com  (estou na edição de março de “A Ilha”)

http://poetadasaguasdoces.blogspot.com (estou na galeria de fotos na capa da home)
http://docmarcio.blogspot.com (estou amiúde com imagens e textos)

http://www.farolimagem.com.br (estou com imagens, textos e entrevistas)


(*) Ipoméia - S. f. Bot. 
 1.         Gênero de trepadeiras herbáceas da família das convolvuláceas, dotadas de exuberantes flores ou brancas, ou purpúreas, ou violáceas, campanuliformes ou infundibiliformes, e de estigmas capitatos. (Dicionário Aurélio)

quinta-feira, 8 de março de 2012

A PROPÓSITO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 


A MULHER E A LIBERDADE        (márcio josé rodrigues)

Durante milênios o homem exerceu uma dominância hegemônica sobre a mulher, em aspectos que raiavam o absurdo da humilhação total, desprezo e até escravidão. Todas as religiões sempre primaram pela pregação das virtudes femininas como submissão, obediência, respeito, dedicação, fidelidade, enquanto ao homem era permitido tudo e até sua falta de caráter aplaudida como um desempenho digno de elogios a um macho dominante.

Para as mulheres ocidentais as cadeias que as prendiam a esses dogmas vêm há muito tempo se rompendo e suas consequências já são visíveis nos tempos atuais, coisas como o direito de votar e ser votada, jornada de trabalho, emprego, acesso à educação, lazer, mesmo que muitas barreiras de discriminação ainda precisem ser aplainadas, principalmente com as mulheres do islam.

Particularmente sou partidário da mulher e do homem livres e a família como único caminho para o equilíbrio emocional, espiritual e sociológico da humanidade.
Como cidadão defendo a igualdade da mulher em direitos individuais e coletivos, deveres distribuídos de acordo com a natureza de cada um, mesma dignidade como filhos feitos à imagem e semelhança de Deus, respeito, reconhecimento, apoio.

Como homem, adoro as diferenças, a pele macia, as linhas curvilíneas do corpo, a feminilidade, o timbre da voz, os ombros estreitos e os quadris sensuais, a graça no caminhar e outros atributos  que nos completam e que fazem de dois, uma só unidade.
Com todo o reconhecimento, admito de público suas qualidades superiores, a para-normalidade de sua inteligência, sua tenacidade, persistência, resistência à dor e sua exclusividade em parir um novo ser.

Pena, que muitas dessas nossas irmãs não tenham entendido muito bem o que é liberação e, como no voo das mariposas, lancem-se muito avidamente às chamas tentadoras das ilusões.

Os contrastes são gritantes entre elas.

Enquanto umas galgam as universidades, o conhecimento, a participação política e administrativa, tornando-se agentes da evolução da sociedade,  outra recorrem a fantasias que apenas produzem mudanças superficiais, que não as fazem mais gente, nem, mais felizes,  seguindo cegamente as modas, os piercings  e as tatuagens.
Uma excessiva valorização do corpo, escravidão ao mundo dos estilistas até à anorexia, idolatria cega até à histeria por indivíduos expostos na mídia, cirurgias plásticas desnecessárias, lipoaspirações, enxertos, implantes, mergulho no mundo do sexualismo, vida sem compromisso, glamour, envolvimento com drogas e álcool, numa ansiedade sem freios nem consequências, gravidez não planejada, abortos e depressão.

Lamento por estas e desejo que compreendam mais a vida e encontrem o caminho.
Continuo acreditando na mulher.
Sou apaixonado por elas e quero amá-las e respeitá-las por todos os dias da minha vida.

quarta-feira, 7 de março de 2012

SER MARRAIO EM TEUS BRAÇOS


Santo Antônio e o Menino - fotos por Maria de Fátima Michels da obra de   artista plástica Maria Carmen Pinheiro, a "Tia Nêga.



crônica por  Maria de Fátima Barreto Michels

A tia Nega, ou melhor, a Maria Carmem Pinheiro, fundou a escola Primeiro Degrau aqui em Laguna, onde os seus filhos e os filhos de muita gente, cursaram a escola primária. Atualmente ela se dedica exclusivamente ao artesanato. Com essa moça e o seu marido compartilhamos o melhor de nossas vidas, isto é, a infância de nossas crianças na escola. Tal circunstância é motivo para nos trazer até a mente um tempo de alegria e doçura.

Recentemente tive a oportunidade de conhecer uma peça artesanal feita pela Nega e o que senti foi puro encantamento . A figura de Santo Antonio com o menino Jesus ao colo remeteu-me ao poema que Vinícius de Morais deu o nome de : “Elegia na morte de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes”.

O excerto “ser marraio em teus braços” refere-se ao desejo do menino Vinícius, quando o pai chegava em casa ao final do dia de trabalho, e seu colo era disputado pelo poeta e os vários irmãos. Confesso que não sei se marraio foi usado pelo Vinícius no sentido que compreendi. Num texto, a forma e ou conteúdo por vezes são superados pelo sentimento que o autor derrama na gente.

A peça artesanal criada pela artista Maria Carmem desperta na gente o desejo de estar no colo antonino, ao menos para quem conhece a história do franciscano Santo Antonio.

Pode parecer estranho que uns dias depois do carnaval estejamos aqui falando sobre isto, mas foi exatamente na semana anterior as festas de Momo, que no seu casamento, uma noiva jogou para as amigas o santo casamenteiro, encomendado especialmente na loja da “tia” Nega para tal finalidade.

Poderia mesmo dizer que este foi um carnaval especial, pois no almoço da terça-feira tive a grata surpresa de ser presenteada, por um sobrinho, com a edição atual de Grande Sertão Veredas.

Como se não bastasse, estava ontem numa fila e um homem dos seus 70 anos falava sobre os filhos. Ele disse por mais de duas vezes que suas alegrias na vida são os filhos. Aquele homem transmitia muita certeza e sentimento na sua fala, e foi bom demais ouvi-lo manifestando sua afetividade e imenso amor.

Algumas surpresas boas surgiram nestas últimas semanas. O amor a gentileza e a arte, são coisas que podem de fato nos lavar a alma.

É quaresma, é tempo mesmo de enfeitar a alma para a alegria do grande momento:

o reencontro pascoalino.

Duvido quem não gostaria de ser marraio nos braços de Jesus!