LAGUNA.

NÃO VERÁS LUGAR COMO ESTE.
AMA DE VERDADE
A TERRA EM QUE NASCESTE

terça-feira, 1 de julho de 2014

DEPOIS DA FESTA

Procissão de Santo Antônio dos Anjos nas ruas da Laguna - 2014
Passada a Festa de Santo Antônio dos Anjos em  Laguna, quando as coisas não são mais notícias, mas já viraram história, é o momento de o cronista ficar divagando.
Ontem à noite ao final da missa, um dos festeiros anunciou à comunidade o sucesso financeiro de festa, que rendeu algo próximo de  R$ 300.000,00.
Prova de que o povo aderiu, compareceu, colaborou, um bom sinal de ânimo na cidade, que andava cabisbaixa.

Bispo Diocesano D. João Francisco Salm ladeado pelo Pároco Pe, Lenoir Steiner |Beck e Vigário \paroquial Pe, Itamar Faisca Nunes
Também, pela primeira vez desde 1763, uma disputa fora de propósito, gerou uma contenda entre irmãos durante a apuração dos votos aos candidatos a Provedor, algo que escandalizou e fez pela primeira vez uma eleição desse tipo ser declarada nula pela autoridade paroquial.
Afora isso, a 338ª , isso mesmo, a tricentésima trigésima oitava Festa de Santo Antônio dos Anjos da Laguna decorreu na mais alta ordem, beleza, arte, organização, emoção, religiosidade, pompa e encantamento que só ela tem em todo sul do Brasil.

A Confraria cresce, novos irmãos foram admitidos e solenemente recebidos em suas opas vermelhas por Sua Excelência, o Bispo diocesano, Dom João Francisco Salm, na missa solene do dia 13 de junho.

Santo Antônio em frente de nossa  casa.
Por iniciativa do Irmão Hermes Cardoso, que reside em Boston nos Estados Unidos, pela primeira vez foi conferida a honraria “Personagem de Santo Antônio”, a pessoas que se destacaram ao longo dos anos  por participação destacada na tradicional devoção a Santo Antônio dos Anjos da Laguna, na vida da paróquia e da Igreja.
Este ano o láurea foi concedida a Antônio Gerônimo Herdt,  o “Padre Antoninho”, destacado Pároco por 31 anos, impulsionador da vida da cidade e da Paróquia, dinâmico administrador e pastor, musicista e maestro, que levou o Coral Santo Antônio dos Anjos a destaque internacional.

Desembargador  Carlos Prudêncio, apoiador incansável por anos consecutivos da festa de Santo Antônio, a quem os festeiros têm recorrido sempre e sempre com simpática receptividade e alegria. É um fervoroso devoto do santo padroeiro.

Maurício de Paula Carneiro, ex provedor da Irmandade, administrador do CAEP por longos 30 anos, incansável e indispensável obreiro na paróquia, elemento importantíssimo na administração.

E finalmente, com direito a choque de surpresa, eu, Márcio José Rodrigues, por insignificantes colaborações esporádicas.

Uma festa inesquecível, de muita emoção, prestigiada por mais de 200 pessoas em um almoço abrilhantado pelo Coral Santo Antônio.
Além do aplauso expressivo, das manifestações de alegria dos presentes, recebemos diploma, imagem de Santo Antônio dos Anjos emoldurada em quadro e belíssima  e estatueta de Santo Antônio dos Anjos ( 40cm) esculpida na Bahia, de acordo com a imagem original existente na matriz.
Des, Carlos Prudêncio, Antônio Gerônimo Herdt, Hermes Cardoso e Márcio José Rodrigues.


Os dois sacerdotes que militam na paróquia são estreantes nesta festividade, recém-empossados e se saíram muito melhor que bem em sua primeira empresa de vulto na cidade.
Na verdade, foram muito bem recebidos pela comunidade, são simpáticos, ótimos comunicadores e exercem excelente liderança pastoral.
Parabéns ao Pároco Pe. Lenoir Steiner Becker e ao santo de casa, Vigário Paroquial  Pe. Itamar Faisca Nunes, aos festeiros e a todo o povo antoniano da Laguna.


Irmandade em procissão. - desde 1763

Novo Irmão Georgios Anastasisiadis

Guarda de Honra Irmãos Evandro Perin e Ivan Prates.

Grupo de Festeiras na Igreja Matriz



Grupo de Irmãos recém admitidos.