segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PROJETO INFELIZ PREJUDICA LAGUNA

Imagem Jornal de Laguna

Foto mjr
Com argumentações nada convincentes, ocorreu a 11 de agosto do corrente ano a "ASSINATURA DE ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DA NOVA SEDE DO 3ª COMPANHIA DE POLÍCIA AMBIENTAL DE LAGUNA, com projeto de 612,86 m ² e dois pavimentos no valor de R$ 708.000,00.


Acontece, que este projeto rouba um dos últimos espaços de visão da Lagoa de Santo Antônio dos Anjos , principal cartão postal e atração para qualquer tentativa futura para o turismo.


Laguna com sua Prefeitura Municipal e a Secretaria de  Estado Regional de Laguna, principalmente na área de turismo, marcham na direção inversa do desenvolvimento sustentado e racional e, segundo informação colhida no "Jornal de Laguna", com aprovação do próprio IPHAN, sim, este mesmo que  tolheu a construção da imagem de Santo Antônio, por projetar sombra no centro histórico.

A Polícia Ambiental tinha outras saídas inteligentes para o projeto, inclusive no HORTO FLORESTAL,  revitalizando-o como Passeio Público, com lago, animais, ciclovias, um simpático parque temático de lazer e educação ambiental.


Laguna é a única cidade que esconde o mar da visão das pessoas, num processo incabível que não harmoniza com a inteligência de gente com mais visão de preservação do meio ambiente.

Vejamos:
O projeto se interpõe entre as pessoas e a visão do mar;
Não tem necessidade se ser executado ali naquele local;
Amedronta quanto á deposição de dejetos na lagoa;
Rouba o por do sol;
Coloca na paisagem uma construção comum e sem grande valor  arquitetônico, em comparação com a beleza da Lagoa;.
Atrapalha e/ou invalida qualquer ambição futura de uma beira-mar panorâmica como a da capital do estado ou como se está realizando no bairro do Mar Grosso.
O local não se coaduna com a hospedagem e tratamento de animais apreendidos.
Invade a lagoa com um trapiche de atracação que interfere no fluxo das águas e colabora com o assoreamento. 
Suas lanchas estariam bem mais protegidas no interior das docas junto ao mercado público.

MELHOR SERIA REVITALIZAR A ÁREA, TOMBÁ-LA E A EXEMPLO DO MAR GROSSO, PAVIMENTÁ-LA E DECORÁ-LA COM PALMEIRAS E ILUMINAÇÃO ADEQUADA. 
E DEPOIS, O MESMO COM AS CONSTRUÇÕES ABANDONADAS, TRANSFORMANDO TUDO NUM LARGO ESPAÇO DE ENCONTROS E LAZER.
"AINDA ESTÁ EM TEMPO IRMÃOS"


Texto e postagem Márcio José Rodrigues

19 comentários:

Orlando José Machado disse...

Belíssima reflexão Doc Márcio! Parabéns! Laguna anda para traz sempre!

Anônimo disse...

Já imaginou que área bonita de visão para o mar, o pôr do sol, para as belezas naturais, se fosse feita uma limpeza , como muito capricho e carinho, desde onde era o moinho de arroz até às propriedades particulares abandonadas?....... (Se ainda existem os proprietários chegar até eles).
Ficaria uma área de perfeita visão para o mar. Ser arborizada com´árvores nativas. É preciso que seja tomada uma atitude juntos aos órgãos competentes de nosso municipio, isso antes que chegue a próxima temporada.....
Ótimo artigo Doutor
Abração

Maria de LOurdes Castro

ALBA MARIA disse...

É BRINCADEIRA...A Laguna troca e troca de governantes e nao melhora nunca..nenhum politico quer zelar por Laguna e pela sua linda e maravilhosa belaza natural...muito pelo contrario só se preocupam com babaquices e qdo varias pessoas pensam em melhorar as suas casas ..ai eles nao deixam e impõem mil normas....mas qdo é da parte deles tudo vale tudo pode....MEU DEUSSSSS...MEU SANTO ANTONO DA LAGUNA...QUANDO TEREMOS POLÍTICOS SERIOS QUE VENHAM A SOMAR EM VEZ DE DIMINUIR NOSSA LINDA E BELA LAGUNA.
Ainda bem que temos ainda lagunenses responsáveis e preocupados com nossa terra mãe amada Laguna. Querido Dr.Marcio continue sempre defendendo nossa Laguna e sendo da forma que és pois nos lagunenses que moramos
fora só sabemos destas barbaridades atraves do seu blog ou qdo falamos com pessoas de valor como o senhor, e te agradecemos pois um dia nossos netos e bisnetos nao conhecerão a Laguna que nascemos e crescemos e que amaremos para sempre.

Anônimo disse...

“(...) é mais perigoso para uma verdade se um poeta concorda com ela do que se ele a contradiz.”
(Nietzsche) . Acredito que o poeta deste blog esteja certo. Quanto ao local de construir a sede da 3ª COMPANHIA DE POLÍCIA AMBIENTAL DE LAGUNA, penso que junto ao porto pesqueiro seria ideal pelo fator proximidade a navegação que é necessária à prevenção do crime ambiental. De fato a visão da lagoa a partir do cais do centro histórico é um cartão postal que merece ser resguardado Abraço da Fatima Barreto
P.S.: Fazer do horto florestal uma área bonita para os pais levarem as crianças e as pessoas caminharem é coisa de primeiro mundo que a nossa cidade merece.
P.S.2: Não concordei quando o poeta defendeu a estátua no morro, mas o visual da lagoa e a luta contra os poluentes ali trazidos pelos municípios vizinhos é algo muito importante a ser defendido.

Anônimo disse...

Argumentação lúcida, lógica, perfeita. Pena que são poucos os lagunenses de visão como tu, que conseguem analisar o problema com objetividade procurando apresentar uma solução que favoreça a nossa amada Laguna. Abrs
Rachel

Anônimo disse...

em todas as cidades que conheço as lagoas ou mar fica exposto ao publico aqui em laguna é o inverso . e sobre construir no horto florestal ninguem aprova pois assim vai ter muita area para ser cuidada ( trabalhar ) se este é o caso , teriamos muitas areas a beira da lagoa ex as terras do loteamento do lico no portinho (jardin america ) mas la ficaria escondido e muita gente quer aparecer nao é verdade/?

Claudia disse...

Concordo com Senhor Docmarcio...
Moro em Laguna a mais de quatro anos bem poucas coisas vi ser feita por ela,para falar a verdade quase nada..
Esse projeto na minha opinião é um absurdo ....

Clarice Villac disse...

Está no ar, no Blog SOS Rios do Brasil,
esperamos que haja muita repercussão
e que a população de Laguna se organize e assim consiga ser ouvida pelo poder público !

http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2011/08/projeto-infeliz-prejudica-laguna-sc.html

Anônimo disse...

Márcio
A área destinada a 3ª Companhia da Polícia Ambiental
é justamente à frente da casa em que nasci. Naquela época meu pai e os vizinhos já eram contra as construções dos armazéns. O cais que contorna a lagoa, construído pelo Sr. Bianchini, é uma obra digna de ser apreciada; o que devia ser feito era a demolição daqueles elefantes brancos e urbanizar toda a área tornando-a uma beira- mar aprazível.
Ou então, façam um muro de 5 metros de altura sobre o cais e isole-a completamente.
Afonso Prates Silva

Anônimo disse...

Márcio
A área destinada a 3ª Companhia da Polícia Ambiental
é justamente à frente da casa em que nasci. Naquela época meu pai e os vizinhos já eram contra as construções dos armazéns. O cais que contorna a lagoa, construído pelo Sr. Bianchini, é uma obra digna de ser apreciada; o que devia ser feito era a demolição daqueles elefantes brancos e urbanizar toda a área tornando-a uma beira- mar aprazível.
Ou então, façam um muro de 5 metros de altura sobre o cais e isole-a completamente.
Afonso Prates Silva

Gustavo disse...

Infelizmente tenho que discordar do senhor. Moro perto da área que será construída a nova sede e vejo com bons olhos a novidade. O terreno em questão não deve medir mais de 30 metros, e bem próximo há uma área muito maior e sem nenhuma construção que dá muito bem para ver a lagoa e nosso belo pôr do sol. Essa área está um verdadeiro perigo, e somente os usuários de drogas, andarilhos, cavalos e cachorros fazem uso dela. Será uma bênção um batalhão da Policia Militar nesse local, que nunca será bem utilizado pela prefeitura. E por favor, ao invés de pedir para destruir mais coisas em Laguna vamos pensar em construir e evoluir.

DOCMARCIO disse...

Sr. Gustavo, Nunca deixo de publicar um comentário, mesmo contrário, como o seu, que está dentro dos padrões de educação e decência. Mas, continuo preferindo a Beira Mar Norte aberta e livre para o povo, que fechada por prédios mesmo que fossem do Oscar Niemeyer. Apenas solicito que se identifique em suas postagens de comentários.
Obrigado pelo comentário e continue dando sua opinião sempre bem-vinda.

Jimmy Guedes disse...

Marcio, como Lagunense que sou penso um pouco diferente em relação a lide. Laguna não cuida nem dos buracos nas vias públicas e com certeza é praticamente impossível que se fizesse algo digno no local doado a PM. Já falando desse orgão (Polícia Ambiental) penso que são de extrema competencia e zelo pelos seus prédios e, principalmente, pelo meio ambiente. Por fim peço que dentro de todo o quadro da realidade em Laguna, veja se não é melhor entregar um local abandonado a uma instituição que vai cuida-la do que continuar deixando a mercê de drogrados e lixos diversos... Grande Abraço e meu profundo respeito e admiração!!

DOCMARCIO disse...

Meu caro Jimmy, como vê, seu comentário está postado como os demais. Só que eu acredito diferente. Uma vez queriam serrar a figueira da Pracinha Souza França, para deixar de abrigar "maconheiros". A orla marítima deve ser preservada para projeto paisagístico, como a Beira Mar Norte de Florianópolis. Por que não?

Ivone Massih disse...

Como aparecem pessoas que postam suas mensagens mais escondem o nome ...interessante ! Marcio, concordo plenamente contigo, pois o local tem um visual lindo e deveria ser mostrado ! Se tem maconheiros pela cidade, não somos nõs que devemos cuidar ,temos muita gente que deve cuidar e não o faz. Temos é que tentar preservar o que temos de bonito,da beleza que Deus nos deu .

Rodrigo s Dandolini disse...

Nossa estou muito indiguinado sou de tubarao mais quando vi essa publicaçao vi que o nome desenvolvimento sustentavel nao chegou a essa Prefeitura. Uma visao tão bonita para ser sedimentada pena que nossa indiguinaçao tem pouco peso mais devemos lutar sou tecnico em meio ambiente e meu nome é Rodrigo s. Dandolini mostre sua cara Laguna protestem.

Rodrigo s Dandolini disse...

Nossa estou muito indiguinado sou de tubarao mais quando vi essa publicaçao vi que o nome desenvolvimento sustentavel nao chegou a essa Prefeitura. Uma visao tão bonita para ser sedimentada pena que nossa indiguinaçao tem pouco peso mais devemos lutar sou tecnico em meio ambiente e meu nome é Rodrigo s. Dandolini mostre sua cara Laguna protestem.

Anônimo disse...

Acho que vocês não pensam no futuro de Laguna,aquele lugar estava jogado,ninguém ligava,só alguns pescadores que iam ali,mais agora,que estão fazendo algo para melhorar Laguna,vem uns "gatos pingados" querendo acabar com isso,parece que vocês não querem ver a cidade crescer,resultado? Até Capivari de Baixo está a frente de nós.
Pensem bem no que vocês estão falando,argumentando.
Bjs....Se cuidem.

Samuel brigido disse...

Nenhum Lagunense a não ser os próprios policiais vão usufruir disso. O IPHAN ainda autorizou mas se o centro é tomado isso não poderia ocorrer pq não fazer em outro lugar pois espaço em damais localidades não falta. Já tem o horto florestal na Barbacena, o terreno próximo ao Laguna Internacional agora um quartel no centro. Pq não utilizam esse espaço melhor pq não fazer um calçadão uma área de lazer, pq não fazer igual a beira mar de floripa, onde todos podem passear, caminhar com a vista da lagoa. Só Laguna mesmo