quinta-feira, 21 de julho de 2011

HOSPITAL DE LAGUNA E GOVERNO DO ESTADO FIRMAM CONVÊNIO

Regina Ramos dos Santos(de vermelho) entre o Prefeito Célio Antônio e  o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Laguna, Cristiano Lopes de Oliveira - Foto Paulo Cereja
HOSPITAL DE LAGUNA FIRMA CONVÊNIO NO VALOR  DE CR$ 400.000,00  COM O GOVERNO DO ESTADO PARA A CONSTRUÇÃO DA UTI.
texto e postagem por Márcio José Rodrigues
Regina Ramos dos Santos - Foto Paulo Cereja
Com uma população em torno de 50.000 habitantes, dobrada para um puco mais de 100.000 na temporada de verão, um ambiente natural e paisagístico encantador, a cidade de Laguna conta com muitas deficiências que a impedem de se ser uma lugar para se desfrutar uma vida plena agradável e segura.

Uma delas, sem dúvida  é a inexistência de um sistema de saúde de qualidade dentro dos padrões modernos de evolução da medicina, embora a mão de obra qualificada para este mister, excelentes Médicos, Dentistas, Bioquímicos, Fisioterapeutas esteja à disposição na cidade.

O HOSPITAL , que é uma entidade filantrópica, é o grande ponto fraco no elo da cadeia da saúde, preso em problemas financeiros, baixos pagamentos por serviços prestados ao SUS e a inexistência de um CTI, capaz de assumir os casos de iminente risco de vida em seus atendimentos.

A grande UTI  de Laguna tem  sido as ambulâncias, algumas desprovidas de equipamentos  que delas façam UTIs  móveis e mesmo as que dispõe dos recursos, tornam-se meros transportes, frágeis e inseguros pelos caminhos esburacados e incertos da BR 101, uma verdadeira comparsa da morte.

Não são raros os casos de pacientes graves que transitam dessa forma e até em aventuras em carros da família, à procura dos hospitais de Tubarão, Araranguá, Criciúma e Florianópolis e esbarram  às vezes, no terrível "não há vagas" .  Pacientes agarrados apenas ao heroísmo da equipe, vagam pela estrada, de onde nem sempre voltam vivos, pela urgência e a preciosidade do tempo perdido.

Paradoxalmente, o Bom Jesus, que tem uma privilegiada estrutura arquitetônica, vem evoluindo e crescendo a duras penas, adquirindo equipamentos, como radiologia digitalizada, ultrasonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica, cardiologia, oftalmologia, melhoras no atendimento clínico e cirúrgico, obstetrícia, psiquiatria e outros campos.
Porém, na  hora de assumir os procedimentos de alto risco, os pacientes precisam ser transferidos e não raro, às pressas.
Felizmente, existe uma equipe de profissionais e voluntários presentes em todas os esforços do hospital, que patrocinam a sua evolução e lutam sem trégua pela defesa da própria cidade e  da segurança do povo.

Nesse 19 de julho, terça feira próxima passada, às 18,30 h, foi assinado este bem-vindo  convênio entre a  Secretaria de Estado da Saúde, representada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Laguna e o Bom Jesus dos Passos, o que abre um leque de esperanças para toda a região, posto que, com um projeto de 10 leitos de UTI, serão socorridas também as cidades vizinhas, com o desafogo dos outros grandes hospitais na área.
Num momento tão auspicioso, desejo pessoalmente cumprimentar a Presidente da Diretoria do Hospital , Enfermeira  REGINA RAMOS DOS SANTOS, símbolo de dedicação e competência  nessa  batalha , embora os envolvidos no processo sejam muitos e merecem o seu lugar de honra.
É uma aventura e o lançamento de uma semente, enfim uma grande e forte esperança..

Como  escreveu Robert Schüller,

"Qualquer um pode contar as sementes em uma maçã, mas só Deus pode contar o número de maçãs em uma semente."

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigada, Dr. Márcio. Foi muito bom poder contar com o Sr. na Comissão Pró-UTI do Hospital da Laguna, representando a Paróquia Santo Antônio. Esta comissão fez toda a diferença, porque as autoridades perceberam que a direção do Hospital não estava sozinha na luta. E foi uma honra ouvi-lo, por ocasião da assinatura do convênio com o Estado, falando em nome da comunidade. Foi um momento de grande alegria - ver todos unidos em favor do nosso querido Hospital (autoridades, comunidade, médicos, funcionários e voluntários). Somente com união os sonhos coletivos se transformam em realidade. Nestes 156 anos de existência, o Hospital da Laguna fez muito pelas pessoas, mesmo com todas as suas deficiências - milhares tiveram suas vidas salvas, seus sofrimentos aliviados e ali outros tantos vieram ao mundo. A UTI possibilitará ao Hospial ampliar ainda mais sua missão de acolher, cuidar e curar.
Todo hospital é uma escola de amor e caridade e, por este motivo,não devemos poupar esforços em prol da sua manutenção e crescimento.

Regina...

Francisco Zanella Nunes disse...

Parabén à Diretora Regina pela atuação frente ao "nosso" hospital.
Pena que, algumas pessoas que fizeram e muito por ele, não são citadas, e muito menos aparecem sequer nos livros de atas da época, pois, de acôrdo com a sra.Regina, algumas paginas foram arrancadas, provocando um lapso na memória do hospital.

Teka disse...

Sobre o Hospital de Laguna.
É realmente se tudo que esta ai no hospital estiver funcionando,é uma grande vitória,
(FIQUEI SABENDO DO APARELHO DE TOMOGRAFIA ONTEM ATRAVES DE MINHA MÃE)fico muito feliz em saber de tudo isto,tenho meus pais e irmãos que moram em Laguna ,e não foram poucas as vezes que tiveram que recorrer a outro hospital visinho,por falta de recurso na cidade...neste hospital nasci e visitei muitas vezes meus avós internados ali,tem realmente uma equipe de enfermeiros e alguns médicos que amam a profissão....Meu avó senhor ANTONIO DA ROSA morreu ali,mas todas as vezes que ficou internado foi muito bem cuidado,mas o problema dele era tratavel ali mesmo,era coisa de velhinho(92 anos)...e ele sempre elogiava o pesssoal de enfermagem.....um lugar que mesmo estando tristes ,pois só iamos ali visitar um ente querido doente,é um local agradavel e muito limpo.Não devem deixar este hospital morrer....