quarta-feira, 20 de julho de 2011

DIA DO AMIGO

Astronautas da nave Apollo 11, Edwin Aldrin, Neil Armstrong e
Michael Collins, primeiros homens na Lua em 20 de julho de 1969.
 

Talvez a melhor definição de amigo, tenha siso dada por CÍCERO, orador, filósofo, tribuno, político, dos tempos de Júlio César da Roma de 60 a.C.
Dizia o grande pensador, que se os deuses quisessem realmente castigar um homem, primeiro o elevariam às mais inalcançáveis alturas e lá o deixariam ver todas as maravilhas do universo, desvendando-lhe os segredos do passado e do futuro, permitindo-lhe conhecer a VERDADE,  todos os segredos da vida e da morte,  das ciências e do conhecimento, transformando-o no homem mais sábio da terra.
Depois disso, fariam morrer seu melhor amigo e assim ele não tivesse alguém especial a quem revelar as maravilhas que havia conhecido.
Sem o amigo, este homem enlouqueceria.

O "Dia do Amigo", que em muitos países é comemorado em 20 de julho é uma invenção do hermano argentino Enrique Ernesto Febraro, que vislumbrou no pouso da nave americana do projeto Apollo 11 e a presença primeira do homem na Lua, como o rompimento da barreira da distância entre os povos e a possibilidade de estabelecer a amizade universal.

Digamos que este apenas seja mais uma data no ano para incentivar as pessoas a comprarem presentes, enviarem flores e mimos para outras pessoas de sua estima, enfim, mais um pretexto para consumir.

De qualquer forma, quem tem o privilégio de ter um amigo, este é um dia de regozijo e comemoração, uma vez que este tesouro é a maior preciosidade que alguém pode desejar, um dom , uma graça que deve ser celebrada e agradecida todos os dias.

Se você tem uma amigo ou amiga, coloque-se na lista das pessoas mais felizes do mundo.

A você, meu meu amigo, a você, minha amiga, minha prece de todos os dias , um abração firme  e suave, que nos faça sentir o calor de nossa presença.

Márcio José Rodrigues

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Márcio,

Não é a primeira, e nem será a última vez que, ao reler esta tua crônica as lágrimas me virão sem me dar qualquer chance de defesa. A li com devoção durante a missa de sétimo dia do meu pai, em Laguna, e, dessa forma, publicamente, rendi, a ele, uma homenagem, e a ti, o reconhecimento pelo teu talento e pela sincera amizade que nutrias pelo seu Manoel.
Grato pelo teu carinho a todos nós da família.

Abraço do

Adolfo

Anônimo disse...

Amigo é alguémque convence você...De que existe uma porta destrancada..só esperando que você abra.
FELIZ DIA DO AMIGO ...Márcio

Anônimo disse...

Márcio
A cada dia te admiro mais pelos teus escritos: os já conhecidos - como este que é pura poesia - e os atuais, que a cada dia revelas. No dia do amigo quero que recebas meu abraço carinhoso. Tua leitora assídua
Rachel

RITA MEDEIROS disse...

Só agora pude ler os textos!
Ambos belos, sensíveis!
Obrigada pela amizade tão recente e por seu exemplo de vida, como nosso inesquecível professor!