quarta-feira, 13 de abril de 2011

HOJE É O DIA DO HINO NACIONAL DO BRASIL


postado por Márcio José Rodrigues

Francisco Manuel da Silva

Joaquim Osório Duque Estrada




A DATA DE 13 DE ABRIL, é comemorada como DIA DO HINO NACIONAL DO BRASIL. Porque 13 de abril? Na verdade o Hino esteve sem uma data oficial, até que apartida de D. Pedro I, após sua abdicação ao trono Brasil em 07 de abril de 1831, criou um suporte para tal. Foi no dia 13, entretanto, o dia da partida para Portugal. Serviu naturalmente, como uma homenagem em reconhecimento à independência, talvez. Composta a melodia em 1822 (ou 1831) por Francisco Manuel da Silva, com o título de "Marcha Triunphal" e depois popularizado como  "7 de Abril", Só teve a letra hoje conhecida, composta por Joaquim Osório Duque Estrada, consolidada pelo compositor em 1909. Várias letras passaram pelo Hino, até então, mas nenhuma aprovada pela opinião pública. Esta que conhecemos, quer pela pelo belíssimo poema, quer pelo  enaltecimento da grandeza nacional, calou no coração do povo e ainda é capaz de arrancar lágrimas em momentos de grande emoção.
 A oficialização do Hino Nacional Brasileiro só se concretizou em 1971.







2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Dr. Marcio, excelente colocação em suas palavras sobre nosso belíssimo Hino, lembro do meu tempo de menina, lá no Patio interno da Escola Básica Jerônimo Coelho, que cantávamos o mesmo com fervor, todas as semanas, isso foi um aprendizado maravilhoso, que nos dias de hoje, pouco conseguimos ver, um pátio cheio de estudantes, cantando nosso Hino com fervor.
Acho que por isso, sinto tanta emoção, qdo temos oportunidade de cantá-lo. Tento fazer com que meus filhos também sintam essa emoção. è muito gratificante.
Um abraço,
Cláudia Netto Lopes da Silva

Anônimo disse...

Hino Nacional Brasileiro...fico em posição de respeito e patriotismo sempre que ouço cantar.
Gosto de recitar nosso hino e meditar sobre cada verso
Abração


Maria de Lourdes Castro