quarta-feira, 20 de abril de 2011

21 DE ABRIL DIA DO DENTISTA

Márcio José Rodrigues*


No dia de hoje, um feriado nacional homenageia-se o patrono cívico do país, alferes Joaquim José da Silva Xavier, o "Mártir da Inconfidência", conhecido como o " Tiradentes", por ter exercido  a profissão de dentista itinerante em meados do Séc. XVIII em Minas Gerais.
Daí porque se comemora na mesma data, também, o DIA DO DENTISTA, cuja figura evoluiu com o progresso da ciência e da tecnologia, fazendo com que a odontologia atual assumisse o lugar de uma especialização da medicina, tomando a si, encargos delicadíssimos em ortopedia facial, traumatologia, cirurgia buco-maxilo-facial, entre outras.
Acho a oportunidade mais que justa, para fazer  a devida homenagem a um Cirurgião Dentista,  Dr. Juaci Ungaretti, pioneiro da odontologia contemporânea em Laguna e no sul do estado. Nascido em  1926, aos 85 anos de idade, ainda exerce diariamente com firmeza e atualidade sua profissão, em uma moderna clínica no centro da cidade.

Dr. Juaci, jovial e firme aos 85 anos - foto mjr

Formado em 1958, portanto há 53 anos, jamais interrompeu seu trabalho, mesmo quando eleito prefeito Municipal.

Arguto, capaz de decisões drásticas em casos difíceis, foi o pioneiro da moderna odontologia, do aparelho de alta rotação, do diagnóstico bucal por raios x, da cirurgia buco-maxilo-facial e o introdutor dos implantes dentários na cidade, tão logo eles surgiram no Brasil.

É meu amigo e eu o respeito com muita afeição, também por suas atitudes honestas e corajosas.
Como prefeito municipal de Laguna, foi administrador de assombrosa correção e competência, com o mesmo rigor, dedicação, assepsia e organização com que dirige seu consultório.
               
  "A ODONTOLOGIA EXIGE DE TODOS QUE A  ELA  SE DEDICAM,  A ESTÉTICA DO ARTISTA,  A SENSIBILIDADE DO MÉDICO,  A   ACUIDADE DO CIRURGIÃO E A PACIÊNCIA DO MONGE"
Papa Pio XII  





Acompanhando uma cirurgia de implante dentário, com sua neta Dra. Tatiane- foto mjr

* o autor da postagem é Cirurgião Dentista
 

8 comentários:

Anônimo disse...

A Odontologia de Laguna sempre esteve bem representada por dois profissionais de alto nível.
Parabéns aos Drs. Márcio José Rodrigues e Juaci Ungaretti
Sílvio

Atanazio Lameira disse...

Olá Dr. Márcio,

Parabéns pelo Blog - e muito oportuno a homenagem aos dentistas.

Um abraço,

atanazio lameira

se puder acesse o meu blog:

athanaziolameira.blogspot.com

Já coloquei seu blog em meu link.

Jacqueline disse...

Parabéns Professor, pelo dia de sua bela profissão! Abraço carinhoso, Jacque

PRA disse...

Parabéns Doc, magnífco relato!
Saúde a todos e boa páscoa.
Continue sempre.

Luana B. Couto disse...

Doutor Marcio e querido sogro.
Em primeiro lugar, venho dar os parabéns por este dia homenageado também aos dentistas, atividade esta que considero mais do que uma profissão, é uma arte.
Em segundo, e não menos importante, também o parabenizo pelo excelente blog, com ricas e belíssimas publicações.
Beijo grande à toda família,
Luana Couto.

Anônimo disse...

Caríssimo amigo-irmão Márcio,

E isso aí: tecnologia+inteligência ativa+dom artístico e o resultado é algo excelente, oportuno e variado como este Blog.
Parabéns ao seu criador, Professor/Doutor Márcio, pela obra criada. A cada dia me dirijo a esse blog e saio de lá mais feliz do que entrei nele, pelas novidades ou por nova leitura dos textos já ali postados, sempre encantadores.
Faça vc, que está lendo,essa experiência e vai comprovar o que digo. Parabéns também pela justeza das homenagens que nele se têm prestado!
Obrigado pelo abração que me enviou e receba outro na mesma fratera intensidade!
E meu agradecimento, também, por essa nossa amizade pra lá de cinquentenaria, começada em nossa adolescência. Ontem!
Uma Feliz e Santa Páscoa com o seu Cristo que é o nosso.Do Jota com todo carinho e admiração

Anônimo disse...

Parabéns a todos os odontos.
Abração Doutor Márcio


Maria de Lourdes Castro

Anônimo disse...

Olá Dr. Márcio, meu amigo querido e colega.
Parabens pelas palavras e pela homenagem do nosso dia e para meu avô Dr. Juaci Ungaretti.
Essa foto minha operando vai ser um marco p mim, obrigada.
Estou devendo uma visita!!!
Grande abraço e um super beijo.
Adorei o blog!!!

Tatiana Ungaretti