domingo, 1 de maio de 2011

DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

Madrugada de carnaval. Catadora de latinhas em Laguna - foto mjr
O dia do trabalhador é mais que uma comemoração.

É uma celebração de luto.



Em Chicago (1886) foi realizada nesse dia uma manifestação de trabalhadores, praticamente escravizados a jornadas de até 14 horas por dia. A 4 de maio as manifestações terminaram, segundo alguns historiadores, em um confronto com a polícia, onde uma bomba teria ferido alguns policiais e morto um deles, A represália foi uma espécie de execução onde teriam morrido centenas de pessoas. Os chefes do movimento trabalhista tiveram julgamentos rápidos e alguns foram condenados à pena de morte, numa tentativa da classe empresarial de abafar o movimento.

Em Paris, em 1889, no ano da comemoração do centenário da Revolução Francesa, em um congresso da Internacional Socialista uma moção propôs o dia primeiro de maio para relembrar o movimento de Chicago, como "DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR".

No Brasil, a data é lembrada desde 1895 e foi oficializada como feriado nacional por Arthur Bernardes em 1925.

No governo Getulio Vargas, em 1940 é fixado o valor o salário mínimo, com a proposta de suprir a família de um trabalhador de todas as suas necessidades de alimentação, moradia, vestuário, transporte, saúde, blá, blá blá.....

1941 nasce a Justiça do Trabalho.

Ultimamente no Brasil, nos governos de comportamento neo-liberal, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva, os direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo da história vêm sendo agredidos em seu cerne, e suprimidos lenta e quase invisivelmente em seus valores, num processo cruel e frio em favor das classes empresariais. As reformas anunciadas sempre solapam de alguma forma o trabalhador. Vide 13° salário - fique atento, multa patronal por recisão de contrato, pagar a previdência por um valor e receber por um menor, a raspagem das aposentadorias.

Para puxar a carroça, basta um burro, um balde d'água e um feixe de capim.


Não faça deste feriado um dia de simples descanso e lazer, mas também um dia de vigilância, de refexão pelo bem de seu próprio futuro.



Não durma, estude, leia, discuta, procure saber.



por Márcio José Rodrigues




6 comentários:

jmachadolg@hotmail.com disse...

Caro amigo Carrosselense, sei que Macanudo é um homem trabalhador! Sei também que como eu tem uma mente inquieta.Parabéns pelo texto! A foto é maravilhosa!

Anônimo disse...

Meu caro poeta escritor,
Muito boa tua comemoração enlutada do Dia do Trabalhador! Bem colocado o luto que originou sua celebração e luto de que se reveste, na atualidade, o tratamento dado às conquistas hoje solapadas, por inescrupulosos políticos, aos trabalhadores, principalmente aos aposentados da previdência, roubados pelos governos em seus direitos adquidos e tacitamente revogados, ou afrontados pela facilitação em muito elevadas remuneraçãos das aposentadorias, em geral indevidas, posto que por expúrias conceções, a políticos oportunistas e a anistiados muitas vezes de pseudopersiguições políticas. Muitas dessas aposentadorias são verdadeiros tapas-na-cara de honetos, abnegados e reais trabalhadores brasileiros, que fizeram ou consolidaram a grandeza de nosso Brasil.Parábens pelo oportuno artigo. Um abraço do João Jerônimo

RITA MEDEIROS disse...

O que mais me entristece, contudo, é que a nova geração vive alheia a tudo, votando por votar, nos mesmos canalhas de sempre.
Direitos que foram conquistados com muito sangue derramado, hoje estão sendo trocados, barganhados,
por nada.
E o próprio trabalhador, se entrega por quase nada, não querem mais estudar, não querem lutar, contentam-se em poder comprar isto ou aquilo.
Parabéns pelo artigo e pela provocação.

Anônimo disse...

Adorei, Jotas e Rita! Beijos gerais aos que trabalham a, e com a palavra, inclusive! Ma de Fatima Barreto Michels.

Anônimo disse...

Dia do Trabalhador

"Trabalho com amor é crescimento
Faz amigos, planta maturidade
Na mão do jardineiro afloramento
No lixeiro a limpeza da cidade

No engenheiro a estrutura urbana
No advogado as leis da consciência
No médico a cura que a mão emana
Na doméstica o lar em provid~encia

No condutor do rebanho o sacerdote
O combustível humano pelo agricultor
No executivo a distribuição do pacote
Para o operário a mão de obra adjutor

No estudante trabalho em construção
Na educação o alicerce do professor
Na arte que é da tela vida e criação
Ladrilho que o poeta com com louvor

temos nós uma missão no trabalho
Da mais rudimentar e árdua tarefa
Desde a relva ao mais potente carvalho
Há uma interligação que nos agrega

Necessitamos de cada trabalhador
Para uma corrente de crescimento
Para todos, o meu saldar acolhedor
Trabalho é a cura do pensamento".

Maria de Lourdes Castro

Beto Prudencio disse...

Márcio, interpreto a fotografia postada como exemplo do homem trabalhador. Não ignoro a qualidade de vida que levam os catadores de latinhas.
Tenho grande respeito a quem trabalha e sempre faço uma referência especial aos catadores de lixo como exemplo de homem trabalhador e que deve ser respeitado.
Encontrei muitas vezes na madrugada, e até em noites frias, catadores de lixo, às vezes acompanhados de esposa e/ou filhos.
Esta é uma forma difícil de luta pela sobrevivência, mas que também envolve a responsabilidade na busca principalmente do seu alimento e do da sua família.
São pessoas que sabem fazer só isso, ou fazem disso um "bico" para juntar mais um dinheirinho para a sua sobrevivência e dos seus. Sem sonhos, sem planejamento do seu futuro e dos seus filhos.
Márcio, há muita gente que se droga, rouba, só praticam o mal e não querem trabalhar.
Sei que os catadores de lixo teem uma vida de muito baixa qualidade, mas só o fato de trabalharem "honestamente" para poderem obter em troca um mínimo de dinheiro, são merecedoras de respeito como pessoas responsáveis e trabalhadoras.
Faço aqui a minha homenagem aos catadores de lixo.