quinta-feira, 5 de maio de 2011

DIA DAS MÃES


Mães e Filhos fotos e montagem mjr

Como muitas outras pessoas  felizardas,  e eu não as culpo por isso, não posso ter minha mãe neste domingo.
Mas olhando para meus filhos e netos reunidos em torno da mesa do almoço, posso imaginar em cada um deles o rastro de vida que ela deixou através de sua descendência.
Estão presentes aqui minha esposa e  filhas , que também  geraram outras vidas.
Se eu avaliasse somente por este ponto de vista,  de disseminar a vida humana por todos os continentes da terra,  seria  a justificativa suficiente para abençoar suas existências.

Mas, isso não satisfaz a minha ansiedade de uma resposta que se ajuste ao que eu preciso. Necessito de uma revelação que está mais para os limites do mágico e do transcendental, que mexem com minha cabeça e me inquietam por saber mais.
Por que elas têm essas formas que parecem ter sido modeladas para abraçar, aconchegar, aquecer, consolar , acalentar, fazer passar a dor e trazer o sono, dissipar o medo e devolver a paz?
Preciso saber por que os seus rostos têm esta mistura encantadora de sorrisos e mistérios, luzes e sombras que falam em cada sorriso, nas expressões dos seus olhares e nos  trejeitos de suas bocas, na contração de cada músculo da face, em suas rugas ou em sua placidez.
E o calor que elas irradiam, o cheiro que elas emanam e não se confunde com nenhum outro em todo o universo?
Porque conseguem falar caladas apenas com a expressão das mãos,  mãos capazes de fritar um ovo sem furar a gema, sacar magistralmente um chinelo ou resolver todas as costuras e arremates, além de transformar o mundo em puro paraíso apenas em acariciar  nossos cabelos?
A única coisa que me ocorre para tentar entender este mistério, é que Deus ao criar a mulher deixou algo mais que Sua imagem e semelhança.
Deixou também um pedaço de Si mesmo, que aflora e se manifesta  quando as mulheres se tornam mães.

Com o mais carinhoso cumprimento a todas as mães.
 Márcio José Rodrigues

12 comentários:

Anônimo disse...

Meu caríssimo amigo, filho da Da. Quena.
Muito linda e muito correta a tua homenagem à ela e por ela às outras mães, em especial à mãe de teus filhos e às tuas filhas eplos teus netos.
Mas, com toda a honestidade, o teu gênero literário é o romantismo, por vezes beirando o parnasianismo, mas não é o realismo.

Tua crônica honorífica está muito para Antero de Quental, ou mesmo Machadiana por aqui, ou, bem por lá, no estilo Honeré de Balsac.
És muito mais tu, e por isso mais brilhante, num estilo Alencarino, ou dos incomparávais Cassemiro de Abreu e Castro Alves nosso expoente épico ramantico.

Afora esses comentários, meus cumprimentos pela mãe que tiveste, e cumprimentos à mãe de teus filhos e às tuas filhas, mães de teus netos pelo dia delas.
Não leva em conta, minha crítica contra o teu realismo e, se quiseressegostres continua no realismo. Eu continuarei a ler-te.
Um abraço do João Jerônimo , teu, já tradicional leitor.

Anônimo disse...

Sábias palavras sobre o que representa o ser "Mãe", agradeço a Deus por minha mãe, de 82 anos, por eu ser mãe de 3 lindos filhos e mais um lindo neto de 8 anos. A vida se torna cada vez mais bela quando conseguimos completar todas essas fases. Viver, envelhecer, ver nossa continuidade crecer e dar frutos. Parabéns a todas as Mães, que Deus abençoe todos os filhos de bom coração como o seu meu amigo.
Ana Maria Bastos Milioli

Anônimo disse...

Parabéns, muito linda a mensagem e voces Marcio como sempre atencioso.
Quanta Mae linda.. e que saudades da minha maravilhosa amiga Tina.

Chega um momento na vida em que você sabe;
• quem é importante para você,
• quem nunca foi,
• quem não é mais,
• e quem o será sempre.

Daria tudo para poder ter minha Mae pertinho de mim.
"O destino une e separa as pessoas, mas, nenhuma força é tão grande para fazer esquecer pessoas, que por algum motivo um dia nos fizeram felizes".
Bjs Nia

Anônimo disse...

AMOR DE MÃE
O amor de mãe pode ser traduzido
em uma palavra:
doação.
Falar desse sentimento é entender que ele
é a mais completa forma de amor.
Um amor que se doa,
coloca em primeiro plano o bem-estar,
A segurança de um outro ser.
Impossível falar de MÂE
sem falar da pureza de uma amor,
que diante de todo sofrimento disse Sim: Maria
Uma MÂE que,
Como tantas mães em nosso país,
olha com lágrimas nos olhos o presente
e o futuro árduo do filho.
Talvez seja por isso que a MÂE MARIA
Se experessa em cada olhar de MÂE
em cada gesto de doação da mulher,
No rosto de uma mulher que assume
a maternidade inteiramente,
mesmo diante de tudo o que há de vir
há a presença iluminada de um lado vivo,
mas esquecido por todos,
homens e mulheres:
O AMOR




Maria de Lourdes Castro

Marcinho José disse...

Não sei o que dizer além de "Bravo". Linda crônica. Lindíssima.
Beijo do filhote :)

PRA disse...

Márcio, ficamos emocionados com esta foto.
Paulo e Jacque

Ana Christina disse...

Querido pai,

mais uma vez agradeço tua linda mensagem. Hoje sou muito feliz, bem criada, como diriam minhas adoradas e saudosas avós, Quena e Turqueza, graças ao teu carinho, exemplo e educação. É nosso dia, mas a minha homenagem vai parar ti que com muito amor, junto à minha mãe, nos fizeram seus filhos, cada um de seu jeito... e especialmente plenos.

E sendo "Dia das Mães", envio um enorme beijo a todas aquelas que aqui acessarem, em especial à minha...“Gracinha”.

Anônimo disse...

Dr. Márcio, maravilhosa mensagem. Do autor não poderia esperar outro texto senão deste nível que expressa a beleza da vida aliada ao magnífico poder de Deus, que nos permitiu o dom da criação. Lembrei-me das aulas de biologia e, hoje meu ex-Professor transmite mais uma lição sobre a vida. Parabéns! Um grande beijo a família, especial a dona "Gracinha" e a "Tina", minha amiga de todas as horas.

Danda

Jane Gariba disse...

Ô presente maravilhoso encontrar seu blog hoje. Parabéns, doutore!! Linda, linda crônica. Escrevo em meio às lágrimas. É uma graça de Deus, termos "homens" como você, que deixam nossas vidas ainda mais iluminadas. Um beijão em você e nessas mulheres maravilhosas da sua linda família!
Jane Gariba

RITA MEDEIROS disse...

Arrasou!
Muito obrigada, por mim, e pelas minhas mães.
Com certeza, onde estiverem, estarão sendo homenageadas!

Anônimo disse...

Márcio
Hoje, dia das mães, ganhei o melhor presente ao ler teu texto inspirado. Que bom ver a Tia Quena, tão querida, no centro dessa família de grandes mulheres. Lembro dela de cabelos mais brancos, mas também desfrutei do seu abraço gostoso, também ouvi seus melhores conselhos,também aproveitei da sua sabedoria e do seu humor refinado. Que bom reconhecer o quanto da Tia Quena trazes em ti . Beijos
Rachel Pinho

Sandra Helena Queiróz Silva disse...

Querido Márcio,

Mãe é palavra sagrada que não tem rima na língua portuguesa.Sua homenagem as mulheres mães é maravilhoso.Fiquei emocionada ao ver fotos que fizeram e fazem parte da minha família.Tia Tereza e Ana Lúcia.Saudades de todos e de tudo.Maravilha na perfeição de suas palavras, e na expressão de beleza ao pronunciar a palavra MÃE.

Beijos de Luz!