quarta-feira, 4 de maio de 2011

EM LAGUNA 3 ANIVERSÁRIOS SOMAM 355 ANOS

postagem, fotos e montagem Márcio José Rodrigues

Na data de hoje, 3 de maio de 2011, três comemorações tão importantes quanto significativas não só para cidade. mas para todo os estado, aconteceram em Laguna.

1. O COLÉGIO STELLA MARIS comemorou seu centenário, tempo iniciado com a chegada de um grupo de religiosas da "Sociedade da Divina Providência". Nesses 100 anos o "Stella Maris" tem prestado inestimáveis serviços à educação de jovens por várias gerações. Seu ensino é de alta qualidade técnica e a educação se baseia em princípios éticos cristãos, da verdade, da justiça e da liberdade. Na opinião da diretora Irmã Bernadete Rech, a existência atual desse tipo de educandário constitui-se num verdadeiro milagre.



2. A SOCIEDADE RECREATIVA 3 DE MAIO, festejou seus 104 anos, como um clube social em moldes tradicionais, agregando um grande número de sócios que ainda têm ali um ambiente familiar onde a diretoria pode exercer um controle equilibrado para garantir a segurança e um convívio sadio. Caminha, como diz seu Presidente Antônio Silveira Filho, na contramão da história, posto os clubes sociais estão em franca decadência, entrando na moda os salões que aceitam qualquer frequentador, desde que pague um ingresso. Além de congregar as famílias, o clube oferece bailes organizados, boas orquestras, ambiente seguro, lazer, esporte, cultura física e ginástica.

3. A SOCIEDADE MUSICAL UNIÃO DOS ARTISTAS, banda de música mais antiga do Brasil em seu gênero, embora paradoxalmente composta essencialmente de jovens. Fundada em 1860, na minha opinião, tem uma origem mais antiga que estes 151, anos, posto que derivou da dissidência de músicos, de outras bandas e foi uma continuidade, principalmente da "União da Lira". Hoje, equilibrando-se perigosamente para continuar existindo, tem pouco ou nenhum apoio oficial, sobrevivendo de heroísmo e abnegação de seus artistas, maestro Gerson Barreto Júnior e o presidente Maurício Espíndola.


Hoje à noite, a tripla comemoração aconteceu com um recital eclético e aplaudidíssimo da "União" num dos salões do clube, seguido de um cocktail franqueado a todos os sócios e convidados, contando com um excelente público, simpatizantes da banda e membros da direção do "Stella Maris".

6 comentários:

Anônimo disse...

Preclaro Professor,
Mas uma vez, vc presta uma justa, oportuna, linda e sempre merecida homenagem à Cultura, destaque maior da nobre e amada cidade de Laguna. Mas valem aqui as perguntas: Estará nossa amada Laguna, nos dias de hoje, repassando esse amor à cultura, traduzido em ações, à geração atual na preparação do futuro? Conseguirá a Amada Laguna vencer essa batalha frente à contracultura que se instalou em nossa Pátria? Vc, professor, por tudo o tem feito e continua a fazer nesse sentido, tem as respostas
solicitadas. Enquanto isso, nós que amamos essa terra, ficamos torcendo e prestigiando para que a Cultura continue a ser a grande distinção nessa cidade,a linda Princeza de Tordesilhas.
Um grande abraço do João Jerônimo

RITA MEDEIROS disse...

Muito legal. Parabéns, Laguna e lagunenses por estas instituições terem conseguido permanecer incólumes.
Não estudei no Stela Maris, mas pessoas da minha família estudaram, irmã, sobrinhos, amigos, todos receberam uma educação primorosa, que os orientou e orienta no caminho da honestidade e do trabalho.
O nosso querido 3 de Maio, sem palavras, inesquecível!
E a União dos Artistas, maravilhosa como sempre foi e sempre será, porque a música é imortal, Graças a Deus!
Parabéns ao Blog e aos lagunenses por esta data triplamente festiva!

Anônimo disse...

Parabéns ao Colégio Stella Maris que esteja sempre presente na vida de nossos jovens.
Sociedade Recreativa 3 de Maio Parabéns.
Parabéns A sociedade União dos Artistas..sempre presente abrilhando nossas festas

Maria de Lourdes Castro

João Jeronimo de Medeiros disse...

Mais uma vez um excelente trabalho de culto à Cultura. Parabéns às consagradas, até pelo tempo, instiuições. Mas,continuará a Cultura a distinguir Laguna? Um abraço do João Jerônimo

Anônimo disse...

As homenagens são reconhecimento pelo trabalho prestado pelas instituiçoes que nos presenteiam com sua arte, entrenenimento, ludicidde, formação e educação. Estes aspectos são essenciais na construção da pessoa humana. Todos os lagunenses direta ou indiretamente possuem na sua essência as marcas destes contatos, pois fazemos partes desta historia. Parabéns aos homenageados!!!!Merecem!!!

Veronica dos Santos Silva

PRA disse...

Muito obrigado Márcio! Oportuno.