terça-feira, 26 de novembro de 2013

LEITORES MIRINS NA ESCOLA PADRE AUGUSTINHO

                                                    Márcio José Rodrigues

Nossa Senhora atravessando o canal da barra no dorso do siri - painel aprox. 1,50  x 1,29 por alunos e professoras  da escola \padre Augustinho - Laguna, Brasil

Sábado último, à tarde, fomos, eu e o escritor Bonifácio Vieira, convidados para uma entrevista com alunos, pais e professores do Centro Educacional Infantil Padre Augustinho
Os alunos da Especialização em Letras e Língua Portuguesa da faculdade FUCAP de Capivari tiveram participação especial em importantes questões formuladas.
Em se tratando de uma instituição municipal desenvolvida a partir de uma creche que hoje se dedica a educação infantil de zero a 6 anos, surpreendeu-nos o trabalho pedagógico avançado que aquelas professoras realizaram com alunos de idade tão tenra para despertar-lhes o gosto precoce pela leitura e interesse por livros e autores.


Os siris - pintura e dobradura em papel 

No caso de meu livro “Antônio dos Botos”, o conteúdo foi trabalhado durante meses, de maneira que as crianças entenderem a história narrada, o tempo, os personagens e enredo, a ponto de desenvolverem trabalhos gráficos com várias técnicas, pintura, recortes e montagens, demonstrando perfeitamente o entendimento pleno da obra.

Só faltava para as crianças, conhecerem e conversarem com o autor. Uma menininha de 5 anos aproximou-se e me perguntou. “por que é que o senhor gosta de escrever para a s crianças?”
Aí, eu derreti diante daqueles olhinhos brilhantes e curiosos.



Uma excelente tarde de proximidade e interação com as crianças, seus pais, professores e os universitários.

Cumprimento a todas as professoras e agradeço a calorosa recepção da Diretora Márcia Adriana Feltrin, secretária Juliana Fagundes de Carvalho e a professora Fernanda Saviato Knabben, professora Bruna Neves da Fucap e seus alunos, inclusive Bruna.



O linguado - painel : pintura, dobradura e colagem

Nossa Senhora, o siri, o boto e o linguado. montagem

Detalhe da plateia


Autores Márcio e Bonifácio (sentado)

Profesoras e alunos da Fucap

Nenhum comentário: