sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O SENHOR DAS ARACUÃS


Texto porMàrcio José Rodrigues

Aracuã é uma ave galiforme, Ortalis guttata,  comum em Laguna, Brasil, onde existem ainda alguns bandos nas poucas matas das colinas que circundam a cidade.
De cor marrom, camufla-se perfeitamente com a folhagem do arvoredo. Chega a medir 50 cm e pesar até 700 g e por isso muito caçada e em risco de extinção.
Seus gritos são ouvidos em época e acasalamento e em situação de alarme.
Costumam anunciar com antecedência a mudança dos ventos se sul para nordeste e vice-versa, conforme cantem pela manhã ou à tardinha.
A Aracuã, por sua beleza e seus gritos alegres, bem que poderia ser oficializada como ave símbolo da cidade e todas as matas do seu habitat serem tombadas como reserva ecológica intocável.

FABIO LUZ,  o Pirata, é curitibano radicado em Laguna e dedica-se como artista, entre a performance de bucaneiro e artista plástico desenhista, exímio caricaturista em trabalhos a crayon, além de pintura. Costuma circular pelas praias da cidade e em localidades em festa ou eventos nos municípios do sul, onde executa seus desenhos “a la prima”. Sua parceira em muitas andanças ciclísticas é sua filha GIOVANNA de 6 anos, que o acompanha em brincadeiras e está se revelando como uma fotógrafa precoce.

O que o “Pirata” tem a ver com as aracuãs?
É que entre eles formou-se um admirável laço de confiança que as faz virem comer em sua mão, nos fundos de sua casa na orla da mata do bairro Campo de Fora. As fotografia tiradas por Giovanna e Fábio falam por si mesmas.




5 comentários:

Clarice Villac disse...

Que beleza !
Precisamos de muitas pessoas como esse amigo das aves e sua filhota !
:~)

Luciana Ramos Teixeira disse...

Laguna tem tanta história bonita...escritas pelo Dr. Márcio ficam melhores ainda!
Na casa da D. Gilda Remor, lá no morro, O filho dela, o Totonho oferece comida para vários pássaros,inclusive Aracuã. Tive o prazer de assistir essa cena comovente e, acredite, entre os pássaros que foram comer no refeitório do Totonho, vi um tucano e duas gralhas azuiz. Essas eu pensei que só vivessem na serra.

Giseli Javorski disse...

Muito legal ficou a reportagem e conhecer mais sobre as Aracuãs !!!

Anônimo disse...

Aracuã....são meus vizinhos aqui no morro atrás da casa de dr.Aurelio Rótulo e na carioca.
São lindos...tem gente que ão gosta quando eles cantam...dizem que chamam chuva.
Creio que não.
Lourdes Castro

Arlindo Moura disse...

Acordo sempre com o canto delas. Uma bela ave, farei tudo para protege-la.