sábado, 28 de abril de 2012

LAGUNIDADE - DE BOTOS, CRIANÇAS E COCÔ

Boto nos molhes da Barra - Foto Ronaldo Amboni
por márcio josé rodrigues


Confesso que não sei por que estamos aceitando viver dentro de uma lixeira.
Não falo dos mendigos e dos cães abandonados.
Falo de todos nós, gente que se acha etecetera e tal, doutores e professores, senhores e senhoras, diretores, governantes, comerciantes e comerciários, artistas, escritores, vereadores e eleitores, enfim,  nós.

Nossa cidade já está há muito tempo transformada em uma grande lixeira e fossa cloacal da região sul, recebendo diretamente no útero materno, o sistema lacustre, todos os dejetos carreados pelos rios, principalmente o Tubarão e o d’Una.
Do primeiro, calados, somos obrigados a receber todas as fezes dos nossos vizinhos mais abastados, aluvião acelerada depois da desastrada retificação daquele curso d’água que coleava em suas curvas fertilizadoras por milhares de séculos.
O fato é que a retificação do Rio Tubarão, projeto executado assim por sair mais barato, não levou em consideração o transporte mais agressivo de venenos e agentes poluidores, que antes ficavam retidos nas curvas do curso do rio.
Do Rio d’Una, também, os venenos aplicados na orizicultura.

Das suas lavouras e indústrias, recebemos agrotóxicos, íons de metais pesados contaminantes de toda a cadeia alimentar, provocando-lhe doenças e deformações, que atingem a população humana que não sabe entender porque tanto câncer, tantos linfomas, alergias e intoxicações.

Alguém mais acomodado pode dizer:
- Desta vez o Márcio exagerou!
Mas, como posso calar a boca, se já são os meus netos que estão neste ciclo de podridão?
Se não aguento mais ficar de boca calada e ainda me orgulho de minha cidade?

Talvez nós já nos tenhamos acomodado com o mau cheiro da Laguna, com o lixo depositado na porta das lojas. Acostumamos o nariz, a visão e o paladar e não nos importamos mais em receber visitas em nossa casa suja?
Talvez ninguém mais se importe em comer camarões e peixes doentes, contaminados de mercúrio, arsênico, cádmio, cromo, chumbo, e defensivos agrícolas, nem com a morte dos botos nem com as crianças destinadas a uma vida sem saúde, nas filas de assistência médica.

Será que já nos acostumamos a viver assim e nem sentimos mais?

Agora que nosso prefeito, o Professor Célio Antônio foi eleito presidente da  AMUREL, ( Associação dos municípios da região da Laguna), cabe-me respeitosamente pedir-lhe que dê um soco na mesa das reuniões e grite por uma tomada de posição corajosa , que exija a punição dos municípios e das empresas, industriais ou agropecuárias infratoras do convívio ecologicamente correto.
O cargo lhe proporciona uma grande projeção e destaque, mas também lhe coloca um fardo nas costas.
Talvez o senhor precise dizer:
- Querem ser nossos vizinhos?
Então não joguem lixo em nosso terreiro!




9 comentários:

Anônimo disse...

Acabo de ler uma das melhores manifestações de cidadania. Ma. de Fatima Barreto Michels.

Anônimo disse...

Em tempo:as imagens feitas pelo fotógrafo Ronaldo Amboni junto aos molhes da Barra são de rara beleza e foram escolhidas com sabedoria para este artigo. Ma Fatima Barreto Michels.

Jorge Freitas disse...

Boa tarde amigo e MESTRE Márcio José Rodrigues, excelente matéria esta publicação. Estamos com voce para o que der e vier. Agora contar com o Prefeito e professor Célio Antônio, eu não acredito, pois em dois mandatos não cuidou direito de nosso municipio, imagine ele quere fazer alguma coisa por LAguna enquanto for presidente da Amurel, onde o outro lado é mais forte politicamente e exigente. Na mão do Célio nos continuaremos os mesmos ( comendo merda, veneno dos arroizais e recebendo as sujeiras pelo rio abaixo.É muito fraco, pois indo para o terceiro mandato do PT na presidencia da República e nada foi feito nada para resolver esta situação. E este era o momente para ele ( Célio) fazer o seu nome na politica lagunense, mas ............ a impotencia, a arrogância e o fraco comando não o deixam crescer . É uma pena para nos lagunenses , já sofrido por falta de representatividade.

Anônimo disse...

Na dita fossa também jaz os sonhos não realizados por promessas descumpridas. La estão as doenças advindas, os choros e lamentos das famílias, uma geração com futuro comprometido.
Lixo orgânico...lixo tóxico...E, um dos piores, o lixo mental pois provoca marasmo, letargia e enfado...

Veronica S. Silva

Mauro Candemil disse...

Parabéns Dr. Márcio pelo excelente texto (como sempre). Não cale a boca . São poucos, aqui em Laguna, que tem a coragem, com sabedoria,de dizer verdades, doe a quem doer.
SDS
Mauro

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ellen Schneider disse...

Parabéns Dr. Márcio pelo excelente texto. Você retratou muito bem meu sentimento, pois estive em Laguna neste final de semana e fiquei horrorizada com o abandono. Ruas sujas, sacos de lixos nas calçadas, ruas esburacadas , jardim e prédios em péssimo estado de conservação, enfim, um descaso total. Que pena! Nossa Laguna pede socorro.

ervinrt disse...

Boa noite meu querido amigo e professor
Realmente , é muito triste e decepcionante constatar tal situação deplorável de degradação, inclusive ambiental da nossa terra.
E a culpa é de quem ? Dos políticos ?
Não, meu caro, a culpa é nossa, daqueles que ( inclusive como eu ) tem título de eleitor, que votam em Laguna e não cobram dos catadores alienígenas de votos soluções para essas e outras tantas necessidades da minha, da nossa terra.
É um triste cenário com nítida e certa tendência de se agravar ainda mais pelo que , com sua autoridade e conhecimento em química descreve o inesquecível professor Marcio Rodrigues.
Em breve ,muito em breve , ali na frente caro amigo , não poderemos mais andar na praia ou tomar nosso sagrado banho de mar . E o que se dizer então de comer nosso
" virote " , tainha e o que ainda resta do nosso maravilhoso camarão ?
É , é muito triste , chega a ser desesperador ver de longe tal cenário e sentir-se impotente .
Por isso , às vezes penso que foi melhor meu saudoso pai ter partido agora e , assim, ter sido poupado de ver e sentir o tamanho da degradação da sua , da nossa amada terra. Seria muito sofrimento para ele como, aliás, está sendo para todos nós que amamos a terra onde " deixamos o umbigo " .
Que o Grande Arquiteto do Universo nos ajude pois é evidente que dessa tal AMUREL, seja lá quem seja o seu comandante, diretor ou coisa que o valha, faça algo pela Laguna. Tal entidade é mera figuração, um zero a esquerda , pelo menos para os pleitos da Laguna .
Aliás, sugiro que se mude o nome de AMUREL para outro qualquer ( associação do municípios da região de Tubarão , .....de Braço do Norte , ...... de Capivari de Baixo , etc , etc ) uma vez que Laguna nada conseguiu até hoje a não ser emprestar seu nome para tal associação privilegiar interesses que não são , foram ou serão da Laguna.
Abraço do amigo e aluno
ERVIN FILHO

Anônimo disse...

Dr, Márcio, será que pode ficar pior?